Basf AI
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Inovação Agro

Com plano de inovação, agro de Cascavel entra em uma nova era

Foi lançado oficialmente ontem (20/07) o Plano de Inovação Agro na sede do Sindicato Rural Patronal

Redação, com informações Coopavel
21-Jul-2022 08:48

O agronegócio de Cascavel, um dos mais eficientes e produtivos do Brasil, entra em uma nova era de desenvolvimento com o lançamento oficial do Plano de Inovação Agro realizado na manhã desta quarta-feira (20/07) no Sindicato Rural Patronal. O encontro contou com a participação de líderes dos mais diferentes setores organizados que acompanharam apresentação da evolução que o agronegócio local pode ter a partir de agora.

Elaboração - A elaboração do plano começou em setembro a partir de um método apresentado pelo Sebrae – o Paraná é pioneiro e hoje mais de cem cidades brasileiras já começaram a aplicar essa ferramenta. Os trabalhos envolvem as mais diferentes forças locais, como empresas, cooperativas, órgãos de pesquisa, entidades, universidades e poder público. “É uma soma que aproxima experientes e jovens e todos trabalham na mesma direção pelo desenvolvimento do agro e fazendo naturalmente acontecer a necessária sucessão a partir das propriedades rurais”, segundo Paulo Orso, presidente do Sindicato Rural. O gerente de Negócios do Sebrae, Emerson Durso, informa que essa é mais uma estratégia do Sebrae para desenvolver ecossistemas. “Com a união de vários atores, dinamizamos cadeias inteiras e geramos negócios inovadores”, afirma ele, que ao lado do coordenador do Show Rural Digital Coopavel, José Rodrigues da Costa Neto, fez a apresentação do planejamento aos presentes.

Evolução - “Mesmo em um município bastante atuante nessa área, percebemos que são inúmeras as oportunidades de evolução”, segundo Durso. O agro, segue ele, entra em uma nova era: de mais tecnologias digitais, de métodos computacionais avançados e de monitoramentos automatizados. O planejamento elencou mais de 50 ações e três foram escolhidas e deverão ser executadas nos próximos 12 meses: maior integração universidade e empresa, definição do modelo de gestão do futuro centro de inovação com a presença do agronegócio e fortalecimento da governança do agro.

Maturidade - Neto falou sobre o atual estágio de maturidade do ecossistema do agronegócio de Cascavel. O estudo apontou que ele ainda é inicial no que se refere à inovação e isso significa que há um grande universo de possibilidades e oportunidades pela frente. Ana Carolina Ferronato, considerada uma das dez mulheres mais inovadoras do Paraná, falou sobre a importância da inovação no agro. Ela está à frente de startup de Palotina voltada a monitoramentos e análises de solo, buscando melhores resultados de forma sustentável. “Isso significa usar a mesma área agrícola com mais inteligência e assertividade”, ressaltou ela.

Tripé - O presidente do Sindicato Rural, Paulo Orso, destacou também a relevância do tripé apresentado: biotecnologia, inovação e conectividade. “Essa junção de propósitos vai desenvolver ainda mais um segmento fundamental à nossa economia, à produção de riquezas e também aos empregos”. Orso lembrou que o Paraná, embora um dos menores estados em extensão do Brasil, é o de maior produção e que o Oeste responde por condição privilegiada nesse contexto. “Somos vanguarda em preservação e sustentabilidade e agora somos destaque em inovação”.

Desafio - O vice-prefeito Renato Silva disse que é desafio motivar a sociedade a pensar e a agir, porque assim há uma convergência de forças para criar mais chances de ocupação e qualidade de vida a todos. Os parceiros integrados ao Iguassu Valley Agro Cascavel são: 7 Digital Tech, AcicLabs, Aquabit, Centro Universitário Fag, Constel Tecnologia, Coopavel, Ecodefense, Fert, Fundetec, Iguassu Valley, IDR-PR, Laboratório A3Q, Metha Consultoria, NanoStart, Porto Co., Saara Engenharia, sciBees Soluções Científicas, Sebrae, Sicoob, Sindicato Rural de Cascavel e Unioeste. (Imprensa Coopavel)

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade