Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado

Com plantel de 22 milhões de aves, avicultura gera 8,8 mil empregos diretos em MS

Mato Grosso do Sul se posicionou como espaço ideal para investimentos no setor

Com plantel de 22 milhões de aves, avicultura gera 8,8 mil empregos diretos em MS

Recentemente, o Mato Grosso do Sul se posicionou como espaço ideal para investimentos no setor. O setor abate 643 mil aves ao dia e, para isso, tem um rebanho de 22 milhões de aves. Sob esse aspecto, o governo do estado avalia a região com condições favoráveis para o investimento em suinocultura e avicultura.

Os dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) e da Câmara Setorial da Avicultura, demonstram que o número de abates cresceu 56% nos últimos dez anos, enquanto a produção teve alta de 70% nesse período. São cinco frigoríficos instalados em cidades estratégicas do Estado e que juntos, empregam 6.444 funcionários formais na indústria de abate de aves. Nos 1.216 galpões pertencentes a 431 produtores, trabalham outros 2.432 funcionários diretos.

“O Brasil tem uma janela de oportunidades para a expansão da avicultura e suinocultura, seja para o consumo interno quanto para exportação. Nesse cenário, Mato Grosso do Sul reúne um conjunto de fatores que nos permite afirmar que somos o melhor lugar para expansão da suinocultura e avicultura no Brasil”, diz Jaime Verruck, secretário titular da Semagro.

Além disso, destaca-se a proximidade com os grandes centros de consumo do país; a atuação dos principais players do mercado nacional; disponibilidade abundante de matéria-prima para a produção de ração; programa de incentivos fiscais; oferta de crédito específico para empreendimentos do setor, com juros competitivos, por meio do FCO – Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste e estrutura fundiária adequada para esse tipo de atividade.

A maior planta frigorífica está em Sidrolândia e pertence ao grupo JBS, que também tem unidade de aves em Caarapó. A Frango Bello tem plantas em Itaquiraí e Aparecida do Taboado.  Na segunda maior cidade do Estado, está a unidade da BRF.