Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cotação

Com produção em alta, preços dos ovos seguem em queda

Disponibilidade de ovos tem estado elevada no mercado interno, pressionando os valores pagos aos vendedores

Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.
Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.

Conforme análise divulgada nesta segunda-feira pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a disponibilidade de ovos tem estado elevada no mercado interno, pressionando os valores pagos aos vendedores.

Esse contexto somado à demanda final enfraquecida – principalmente por conta da diminuição da renda dos brasileiros devido aos impactos econômicos causados pela pandemia de covid-19 – vêm limitando a remuneração de produtores desde maio.

Conforme dados do IBGE, entre abril e junho, o Brasil produziu 789,46 milhões de dúzias de ovos para consumo, aumento de 1% frente ao trimestre anterior e de 2,1% na comparação com o mesmo período de 2019.

Vale lembrar também que as exportações – que em outros momentos ajudavam a escoar a produção de ovos – estão baixas neste ano, o que influencia no aumento da disponibilidade doméstica.

De acordo com a Secex, no acumulado dos oito primeiros meses de 2020, o Brasil embarcou 1,3 mil toneladas de ovos in natura, o menor volume para o período em 14 anos. Em agosto, o setor exportou 69 t, o menor resultado para o mês desde 2003.