AveSui 2020
12-Mar-2020 09:43
Planejamento

Comissão de Aves e Suínos da CNA define ações para 2020

A implantação de fóruns estaduais de Cadecs foi um dos temas abordados no encontro. 

A Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA reuniu produtores rurais, pesquisadores e representantes de federações estaduais de agricultura e pecuária, na terça (10/03), para discutir as ações para 2020.

A implantação de fóruns estaduais de Cadecs foi um dos temas abordados no encontro. Cadec é uma comissão para acompanhamento, desenvolvimento e conciliação da integração formada por representantes dos produtores e das indústrias para mediar as discussões.

Na avaliação do presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Machado, o fórum estadual de produtores integrados pode atuar no levantamento de demandas, como a criação de parâmetros no fornecimento de insumos para a produção de aves e suínos, além da resolução de possíveis conflitos com a agroindústria. A partir da instalação deste colegiado, a ideia é organizar um fórum nacional.

“A elaboração contribuirá para a disseminação de informação e de técnicas de negociações para os suinocultores e avicultores. Isso vai refletir positivamente para o equilíbrio da relação comercial do sistema de integração”, destacou o presidente.

O suinocultor Alessandro Boigues, de Jateí (MS), participou da reunião. “A CNA abre esse espaço importante para os produtores apresentarem as demandas e os desafios existentes na criação de animais. Além disso, oferece suporte e capacitação para que nós tenhamos melhores condições de negociar com a integradora. Isso é essencial e vem gerando bons resultados”, destacou.

Um dos pilares do projeto Cadec Brasil é a capacitação dos produtores. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferece treinamento presencial gratuito nos estados. Os produtores interessados podem entrar em contato com a administração regional do Senar.

Os participantes apresentaram ainda sugestões para integrar a proposta da CNA para o Plano Agrícola e Pecuário 2020/2021, que será entregue ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em abril.

A reunião também contou com a presença da chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Suínos e Aves, Janice Zanella, que apresentou as contribuições da instituição para o desenvolvimento de tecnologias e inovação para essas cadeias produtivas. A diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Charli Ludtke, abordou o bem-estar animal em granjas de suínos.

Redação AI/SI
Deixe seu Recado