Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Inovação

Como a tecnologia de ponta pode melhorar os galinheiros na Tailândia

Big data e análise integrada são as chaves para transformação

Como a tecnologia de ponta pode melhorar os galinheiros na Tailândia

Embora os olhos estejam voltados para as transformações digitais no internet banking, e-commerce e veículos elétricos no extremo oriente, poucas pessoas percebem que uma das maiores áreas de digitalização tem ocorrido no setor avícola.

Um complexo de frangos de corte da Charoen Pokphands Foods (CPF), localizado a cerca de 300 km a nordeste de Bangkok está entre os mais inovadores, produzindo milhões de frangos por semana para consumidores na Tailândia e em todo o mundo.

O complexo  conta com algumas das tecnologias mais atualizadas disponíveis no setor avícola. Essas inovações estão desempenhando papéis muito importantes em oferecer aos consumidores globais segurança alimentar de primeira classe, bem-estar animal e rastreabilidade.

Ele é projetado em modelo de compartimento em consonância com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O conceito de compartimentação é separar todas as instalações dentro do complexo umas das outras para evitar contaminação e epidemias.

Os pintinhos recém-nascidos são transportados das instalações de incubação para o galinheiro por caminhões com ventilação de ar projetada especificamente para evitar contaminação externa. Durante suas vidas, os frangos de corte vivem em habitações com controle ambiental, e sistemas de alimentação automática.

O Dr. Payungsak Somyanotanakul, vice-presidente da CPF e especialista em bem-estar animal, explicou que, além de aumentar a estrita biosseguridade no complexo, as tecnologias utilizadas podem melhorar significativamente o ambiente de vida das aves.

Todos os frangos são criados com Evaporative Cooling  System (EVAP), uma tecnologia que controla os níveis de temperatura e umidade durante o dia e a noite para proporcionar mais conforto nas condições climáticas tropicais da Tailândia.

Água e comida ilimitadas são dadas às aves através da máquina automática, enquanto balanças de pesagem são instaladas dentro do galinheiro, para que possam entrar e brincar. Essas balanças coletam o peso da ave e enviam os dados para o escritório, onde os especialistas estão monitorando de perto os dados do teal-time e a transmissão ao vivo.

A CPF anunciou recentemente sua parceria com a JDA Software Inc – uma desenvolvedora líder de software de cadeia de suprimentos, para acelerar sua transformação na cadeia de suprimentos digital.

Prasit Boondoungprasert, diretor de operações da CPF, disse que a empresa está se movendo em direção à digitalização para melhorar a eficiência da operação e proporcionar melhor satisfação ao consumidor.

Big data e análise integrada são as chaves para essa transformação. Com as informações e análises corretas, a empresa poderá prever a tendência, além de conduzir o planejamento interfuncional e a execução da planta com mais eficiência.