Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

NULL

Como dados de sensoriamento ajudam a avicultura de corte

O uso correto de dados de sensoriamento do aviário pode ser um aliado na busca por um diferencial competitivo

Como dados de sensoriamento ajudam a avicultura de corte

A avicultura de corte está em crescimento, mas as margens são apertadas para os criadores. Isso porque eles estão o tempo todo tentando encontrar formas de reduzir custos e melhorar a eficiência. O uso correto de dados de sensoriamento do aviário pode ser um aliado na busca por um diferencial competitivo. Informações precisas sobre o processo produtivo são um recurso valioso para prever ocorrências e fazer intervenções na avicultura de corte no momento certo, evitando prejuízos financeiros.

A tecnologia de sensoriamento possibilita monitorar o ambiente aviário para a tomada de decisão com mais assertividade. As informações são capturadas por sensores instalados na granja e transmitidas pela internet.

Assim, os dados podem ser visualizados pelos produtores no computador ou smartphone, de qualquer lugar. Eles não precisam vistoriar fisicamente os galpões para verificar, por exemplo, a variação de temperatura do local.

Indicadores precisos ajudam o avicultor a fazer o manejo diário dos galpões com mais eficiência. Desta forma, há redução de perdas e de mortalidade de aves, garantindo mais conforto aos animais, entre outros benefícios.

Transformação na avicultura de corte
O mundo está cada vez mais digital e os avanços da chamada Indústria 4.0, para entrega de produtos com mais agilidade e eficiência, sinaliza que a transformação na avicultura de corte é um caminho sem volta.

Essa revolução tecnológica contribuiu para a explosão de dados, recurso que vem sendo utilizado atualmente por todos os segmentos da economia para transformar negócios.

Como resultado disso, há muita tecnologia no mercado para automatizar rotinas na avicultura de corte. Alguns exemplos são os robôs e sensores baseados em inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT). Essas soluções são capazes de substituírem uma série de tarefas repetitivas e monótonas dos galpões.

Com a automação e digitalização de processos dos aviários, funcionários ficam mais livres para se concentrar nas atividades estratégicas para o negócio.

A grande vantagem desses sistemas inteligentes para a avicultura de corte é a capacidade de monitorar galpões 24 horas por dia, sete dias por semana. O sensoriamento possibilita analisar e controlar, por exemplo:

?      Previsibilidade de peso final e receita;

?      Padronização de ambiência;

?      Otimização de mão de obra.

Dados que aceleram decisões do galpão

Como constatamos, o sistema de sensoriamento coleta uma série de dados dos aviários que podem ser usados para fazer mudanças rápidas. Entre os exemplos de dados, estão informações sobre a variação de temperatura, luminosidade, umidade, concentração de amônia, entre outros eventos.

“Por meio dos dados, é possível fazer as intervenções necessárias no galpão aviário para que as aves de desenvolvam com saúde e ganhem peso no tempo adequado”, informa D’Alessandro Catanzaro, gerente de produto da Ultragaz, que conta com uma solução de sensoriamento integrada à plataforma Ultragaz Aviários. 

Catanzaro explica que dados gerados pelos sensores do aviário permitem saber, de forma rápida, o percentual de CO2 dentro da granja e adotar medidas para evitar mortalidade das aves. Ele ressalta que as integradoras (agroindústria e frigoríficos) dão importância para esses indicadores. Tanto é que pagam mais pelas aves produzidas em galpões com esse tipo de controle.

Leia mais: Aquecimento a gás: dados importantes para o aviário

Entre os fatores que o produtor de aviário de corte pode controlar por meio de sensores e utilizar dados para intervenções na hora certa estão:

?      Temperatura ambiente e da cama;

?      Umidade relativa;

?      Luminosidade;

?      Peso zootécnico das aves;

?      Consumo de água e de ração;

?      Presença de CO2;

?      Concentração de amônia.

Ter dados relevantes nas mãos é uma estratégia para transformar a produção do aviário de corte e buscar mais lucratividade. Mas, para isso, é necessário que o avicultor saiba como extrair o máximo proveito de indicadores que realmente trazem valor para o seu negócio.

CTA Ultragaz