Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TV Gessulli

Como iniciar uma produção de suínos?

A TV Gessulli conversou com o analista da Embrapa Suínos e Aves, Armando Lopes do Amaral, que trouxe dicas práticas de como montar uma granja de suínos

Como iniciar uma produção de suínos?

Iniciar em uma atividade produtiva é algo que exige um planejamento adequado e a identificação de seus objetivos e até aonde pretende chegar com aquele investimento. Essencial para qualquer negócio, isto também vale para a suinocultura.

O planejamento envolve, inclusive, a definição se a ideia é trabalhar em um sistema produtivo independente ou como integrado em uma cooperativa ou agroindústria de suínos. Ambas as opções têm suas vantagens e desvantagens.

Um ponto interessante a ser observado é com relação ao modelo estrutural do galpão e ao total de matrizes a serem alojadas. Estes aspectos ajudam a mensurar o tamanho da produção e a calcular os ganhos futuros. Também, auxiliam o produtor a escolher entre um sistema manual ou dentro de diferentes níveis de automação.

O bem-estar animal e as questões ambientais também são importantes hoje e devem ser observadas por quem pretende entrar para a atividade suinícola ou até mesmo ampliar e/ou implantar melhorias em sua granja.

A Embrapa Suínos e Aves possui uma série de orientações técnicas relacionadas a quem pretende iniciar sua produção de suínos. Uma ressalva importante é que a suinocultura é cada vez mais uma atividade profissionalizada, com regulamentações específicas e ganhos em escala. Isto porque os custos com alimentação representam até 70% dos custos totais e devem ser alvo de constante atenção.

Em entrevista à TV Gessulli, o analista da Embrapa Suínos e Aves, Armando Lopes do Amaral, apresenta uma série de dicas e tira dúvidas sobre os investimentos necessários para montar uma granja de suínos.

Assista o vídeo completo e saiba o que é necessário para iniciar na produção de suínos.