Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estudo

Como podemos telar os aviários californianos da avicultura de postura comercial?

Os aviários novos devem ser telados antes do primeiro alojamento e os aviários em funcionamento devem ser telados no prazo estabelecido, em atendimento à legislação e às boas práticas de biosseguridade, com retorno de produtividade e melhoria de qualidade na granja  

Como podemos telar os aviários californianos da avicultura de postura comercial?

2017A avicultura de postura é reconhecidamente uma importante atividade para a geração e diversificação de renda e de empregos no meio rural e que proporciona um alimento nobre e barato, consumido por todas as classes sociais e faixas etárias. A produção de ovos no Brasil cresceu a uma taxa média levemente superior a 5% ao ano nas últimas décadas, com crescimento mais acelerado em regiões não tracionais. Na Figura Produção de Ovos no Brasil observamos que o Centro-Oeste e o Nordeste apresentaram o maior crescimento no período.

Neste período de crescimento do setor, ocorreram muitas transformações, como o aumento de escala e de automatização das granjas, modernização de aviários e equipamentos, avanços importantes na genética, sanidade, nutrição, manejo, dentre outras áreas, bem como modernização e atualização da legislação. A nova legislação brasileira, IN 08 de fevereiro de 2017, que abrange o telamento dos aviários, conforme já mencionada nas INs 56 e 59, no seu Art. 37C: “Fica proibido o alojamento de novas aves em galpões de corte ou postura comercial que não possuírem tela de isolamento com malha de medida não superior a 1 (uma) polegada ou 2,54 cm (dois centímetros e cinquenta e quatro milímetros), ou outro meio que impeça a entrada de pássaros, animais domésticos e silvestres, após 540 (quinhentos e quarenta) dias da publicação deste artigo”. Este prazo se encerra, portanto, em meados de setembro de 2018.

Os aviários novos devem ser telados antes do primeiro alojamento e os aviários em funcionamento devem ser telados no prazo estabelecido, em atendimento à legislação e às boas práticas de biosseguridade, com retorno de produtividade e melhoria de qualidade na granja. O nosso objetivo com este artigo é apresentar dados, informações e experiências que possam ser úteis para avicultores e técnicos envolvidos no telamento dos aviários da postura comercial no Brasil.

Leia o estudo completo AQUI