Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Como saber se os pintainhos estão recebendo o que precisam

Sem a criação adequada, os pintainhos não podem atingir seu potencial genético

Como saber se os pintainhos estão recebendo o que precisam

A incubação desempenha um papel essencial no estabelecimento da base para o desempenho ideal do lote. Sem a criação adequada, os pintainhos não podem atingir seu potencial genético, resultando em redução de rendimento, baixa uniformidade do lote e taxas mais altas de mortalidade.

Capitalizar sobre este período de tempo é crítico, pois o mau desempenho durante a incubação não pode ser compensado posteriormente. Verificar se seus pintainhos estão obtendo o que precisam para crescer e prosperar ajuda a maximizar os resultados durante a incubação, preparando-se para um rebanho bem-sucedido e lucrativo. Abaixo, você encontrará alguns itens que nos fornecem indicadores mensuráveis ??de quão bem estamos lidando com o gerenciamento de nossos rebanhos.

Temperatura retal

Uma maneira de determinar se seus pintainhos estão quentes o suficiente é tomar a temperatura retal. A temperatura retal de um pintainho deve ser medida saindo do caminhão de entrega e novamente dentro das primeiras horas após a colocação. Uma temperatura de 104-104,5 ° F (40-40.27 ° C) é considerada normal. Qualquer coisa acima ou abaixo disso pode ser prejudicial para a saúde e o progresso de uma garota.

Fique atento a indicadores de estresse por calor ou frio durante os primeiros três a quatro dias após a colocação. Estes indicadores podem incluir, mas não estão limitados a, redução da ingestão de alimentos e água, amontoados como se estivessem frios, aglomerando as paredes sinalizando superaquecimento e comportamento letárgico.

Verificações de culturas

Outra maneira de determinar se seus pintainhos estão ou não recebendo o que precisam é verificar suas colheitas nas primeiras 12 a 24 horas após a colocação. Para verificar uma colheita, pegue fisicamente o pintinho e sinta a colheita para ver se ela está cheia com uma mistura de alimento / água. Uma cultura devidamente preenchida terá uma consistência de manteiga de amendoim.

Se menos de 95% dos pintos que você conferiu tiverem culturas completas, verifique os seguintes fatores:

Alimentação – alimentação insuficiente, área de superfície de alimentação, forma física da ração, qualidade da ração

Água – qualidade, quantidade, linhas de bebedouro muito altas / baixas, mamilos de bebe emperrados, pressão incorreta, temperatura muito quente

Ventilação – sob ventilação (alto CO 2 , amônia, umidade), ventilação excessiva (correntes de ar, tempo excessivo de funcionamento do aquecedor, causando pontos quentes sob eles, concentração de pássaros), vazamentos de ar em nível de pintinhos, administração de ar inadequada

Temperatura – muito quente (afastando os filhotes da ração), muito fria (filhotes segurando perto do calor)

Pesos de dia 0, 7 e 14 dias

Tomar pesos de 0, 7 e 14 dias pode ajudar a determinar se seus pintainhos estão ganhando peso a uma taxa adequada. Sete dias após a colocação, o peso de um pintainho deve ser 4,39 vezes o seu peso na colocação, enquanto que aos 14 dias após a colocação, o seu peso deve aumentar 2,51 vezes o seu peso de 7 dias. Se seus pintainho não estão ganhando peso suficiente, você pode querer reavaliar suas práticas de gerenciamento.

Casa e umidade da cama

A verificação da umidade da casa e da cama ajuda a avaliar o manejo da cama entre os rebanhos, as práticas de ventilação e o gerenciamento da linha de água. Um nível apropriado de umidade na casa é de aproximadamente 60%, enquanto um nível apropriado de umidade para lixo é de cerca de 25-30%. Muita umidade pode resultar em lesões nas patas, causando redução no consumo de alimentos e água, aumentando a infecção bacteriana e a probabilidade de doenças, condenação elevada no processamento, bem como redução da qualidade da pata e dos percentuais de colheita.

Para medir os níveis de umidade, você precisará de um medidor de umidade relativa (RH). Você também pode fazer um teste de “aperto de mão” para determinar a umidade da cama em que você pega um punhado de lixo; se desmoronar e cair na sua mão, o nível de umidade é adequado. No entanto, se a serapilheira ficar unida, formando uma estrutura esférica, o nível de umidade da cama é muito alto.

Avalie continuamente o desempenho

Muitos no nosso setor esperam “esperar para ver onde as aves se estabelecem” no final do crescimento para determinar o desempenho do bando. O problema com essa abordagem é que não sabemos em que ponto ocorreu a falta de desempenho; portanto, é aconselhável medir o desempenho ao longo da vida de um lote, especialmente durante a incubação.

A realização dessas medições não apenas possibilita acompanhar o progresso, mas também permite que você faça os ajustes necessários em suas práticas de gerenciamento, ajudando a manter seu lote no caminho certo para o desempenho ideal.