Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Compostagem é boa alternativa para carcaças de animais

A compostagem deve ser usada na mortalidade normal que ocorre em uma criação. Não serve para mortalidade catastrófica, resultante de calor excessivo, problemas com instalações, perdas por doenças, etc.

Da Redação 13/08/01 09:15 – Conciliar a produtividade à preservação do meio ambiente tem sido um dos grandes desafios da área rural. A conscientização dos produtores e o aumento da vigilância ambiental  têm contribuído na busca de alternativas para problemas práticos da agropecuária, como o destino dos resíduos produzidos nessa atividade.

As carcaças de animais, por exemplo, demandavam do produtor rural um esforço extra para eliminá-las. “Nesse caso, uma alternativa, que vem sendo lentamente adotada, é o uso de estruturas simples de alvenaria ou madeira, denominadas composteiras, onde as carcaças são transformadas em adubo, utilizável em áreas de reflorestamento, através da compostagem”, explica a pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves, Doralice Pedroso-de-Paiva.

O manejo da compostagem requer pouco tempo por dia, “mas é necessário seguir criteriosamente os passos da operação”, salienta Doralice.

A compostagem deve ser usada na mortalidade normal que ocorre em uma criação. Não serve para mortalidade catastrófica, resultante de calor excessivo, problemas com instalações, perdas por doenças, etc. Nesse caso, deve-se montar uma estrutura em separado, emergencial.

Interessados em mais detalhes sobre este assunto podem procurar a Embrapa Suínos e Aves através do e-mail [email protected] ou telefone 49-442-8555.