Comunidade internacional destinará US$ 1,9 bi para a gripe aviária

A comunidade internacional reverterá US$ 1,9 bilhão para criar um fundo mundial de combate à gripe aviária, anunciou nesta quarta-feira o comissário europeu da Saúde, Markos Kyprianou.

Redação AI (18/01/06) – Do total –que superou a meta inicial de US$ 1,2 bilhão– US$ 1 bilhão serão revertidos como doações e outros US$ 900 milhões em empréstimos.

O anúncio foi feito após uma reunião da delegação da Comissão Européia no Fórum de Doadores, em Pequim. Os Estados Unidos prometeram doar cerca de US$ 34 milhões. Juntos, os países da UE (União Européia) devem reverter US$ 250 milhões para o fundo mundial de combate à doença.

O Banco Mundial estima que uma pandemia global com duração de um ano poderia custar até US$ 800 bilhões para a economia. Em todo o mundo, milhões poderiam morrer caso o vírus H5N1 da gripe aviária sofra mutação e se torne transmissível entre humanos.

“A quantia pedida é pequena se comparada ao custo total de uma eventual pandemia do vírus, para a qual não estamos preparados”, afirmou o secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan, em videoconferência.

Mortes

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), desde seu surgimento em 2003, o vírus da gripe aviária infectou 148 pessoas– das quais 79 morreram. A maior parte dos casos ocorreu no leste da Ásia.

Os governos dos países mais afetados fizeram um apelo à comunidade internacional para que combata a propagação do vírus– inclusive compensando os prejuízos dos proprietários de aves que tiveram que ser sacrificadas.

O vírus se espalhou para a Turquia e para outras partes da Ásia, e continua a causar mortes e infectar novas aves.

Um garoto indonésio de três anos de idade morreu nesta terça-feira e testes estão sendo realizados para confirmar se a causa de sua morte foi o vírus da gripe aviária. Sua irmã de 13 anos morreu três dias antes em decorrência da infecção pelo HSN1.

Números

Na Indonésia, ocorreram, até o momento, 12 mortes confirmadas em decorrência da doença. Cinco pessoas foram infectadas mas sobreviveram e outros três casos suspeitos estão sendo investigados.

A Turquia confirmou nesta terça-feira o 21o caso da doença entre humanos no país, ressaltando a necessidade de levantar fundos para aprimorar o tratamento veterinário e os serviços de saúde nos países mais pobres.

Na reunião, a Indonésia fez um apelo por ajuda internacional. “Não conseguiremos vencer o problema sozinhos. Sem cooperação internacional e ajuda financeira, a Indonésia enfrentará grandes dificuldades em desenvolver e implementar um estratégia nacional”, afirmou Aburizal Bakrie, representante do país na delegação.