Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Insumos

Conab leiloa trigo

Conab realizará, na próxima semana, três leilões para escoamento de 300 mil toneladas de trigo.

Conab leiloa trigo

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, realiza na próxima semana três leilões para escoamento de trigo. As operações serão na quarta-feira (9) e pretendem garantir o preço mínimo pago ao produtor do grão.

O primeiro leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), que segue aviso 460, vai disponibilizar 35 mil toneladas(t) de trigo em grãos provenientes dos três estados da região Sul. O participante deverá, obrigatoriamente, comprovar a venda do produto para uma indústria moageira sediada na Unidade da Federação de plantio do trigo ou a venda e o escoamento do grão para qualquer consumidor final sediado fora da Unidade da Federação de plantio.

O leilão de Prêmio para Escoamento (PEP), detalhado no aviso 461, vai comercializar 165 mil t do grão. A maior parte foi plantada no estado do Paraná (100 mil t) e o restante é proveniente do Rio Grande do Sul (50 mil t) e de Santa Catarina (15 mil t). Os participantes poderão ser indústrias moageiras de trigo e comerciantes de cereais, sediados ou não na Unidade da Federação de plantio. O participante deve comprovar a venda do trigo em grãos para qualquer consumidor final sediado fora da Unidade da Federação de plantio.

O terceiro leilão, que segue aviso 462, será de PEP para escoamento de 100 mil t do grão. Poderão participar do leilão as indústrias moageiras de trigo ou comerciantes de cereais. O escoamento dos grãos poderá ser para qualquer localidade, exceto para os estados que compõem as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O governo já previu mais oito rodadas de leilões para escoamento de trigo. As datas previstas serão 23 de novembro, 07 e 21 de dezembro; e, em 2012, 04 e 18 de janeiro e 01, 05 e 29 de fevereiro.

Saiba Mais – Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) – O governo concede uma subvenção econômica (prêmio) ao produtor e/ou sua cooperativa que se disponha a vender seu produto pela diferença entre o valor de referência estipulado pelo governo federal e o valor do prêmio arrematado em leilão.

Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) – O governo concede um valor à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e o transporta para região com necessidade de abastecimento.