Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Processamento de Carne

Condenações de frangos abatidos sob Inspeção Federal no Brasil

Os dados de condenações de abate são uma fonte útil de informação por fornecerem uma perspectiva bastante precisa da saúde dos plantéis, além de serem de interesse para a saúde dos consumidores

Condenações de frangos abatidos sob Inspeção Federal no Brasil

A mitigação do risco de Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) ao consumidor passa pela vigilância ativa exercida pela inspeção sanitária nos abatedouros-frigoríficos. Segundo o relatório da comissão do Codex Alimentarius de 2019, devido aos desafios que o sistema de inspeção de carnes se depara na atualidade, o sucesso do mesmo reside na capacidade do país avançar para uma abordagem baseada em análise de risco.

O status sanitário dos plantéis avícolas, a integração vertical e a presença oficial em praticamente toda a cadeia produtiva (fábricas de ração, produção primária e abatedouro), possibilitam a mitigação de perigos correlacionados com o consumo de carne de frango em todos os elos da cadeia. Esses fatores são essenciais para que o pais possa propor e implementar assertivamente um novo sistema de inspeção com base em risco.

Confira a matéria completo na Edição 1312 da Revista Avicultura Industrial