Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

China

Confirmado o primeiro caso no mundo de H7N4

Foi registrado na China o primeiro caso de infecção humana com estirpe 

Confirmado o primeiro caso no mundo de H7N4

A China registrou o primeiro caso conhecido no mundo de uma contaminação humana pela gripe aviária H7N4, vírus que foi identificado em uma mulher de 68 anos. Ela se recuperou logo em seguida, indicou uma autoridade sanitária de Hong Kong alertada por Pequim.

A paciente, da província costeira de Jiangsu (leste da China), foi hospitalizada no começo de janeiro, explicou o centro de proteção sanitária de Hong Kong, e indicou que foi advertida pelas autoridades chinesas de saúde e planejamento familiar.

A mulher, que deixou o hospital em 22 de janeiro, esteve em contato com aves antes de ficar doente, mas nenhum de seus familiares mostrou sintomas durante o período de vigilância médica, indicou o centro de Hong Kong em um comunicado.

Segundo a mesma fonte, se trata do primeiro caso relatado no mundo de uma pessoa infectada pelo H7N4, um vírus identificado como de “origem aviária”.

A cepa H7N9 da gripe aviária é a mais difundida em humanos e pode provocar no indivíduo graves problemas respiratórios. Na China, mais de 1.560 casos de infecção com H7N9 foram relatados desde o aparecimento do vírus em humanos, em março de 2013.