Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Congresso de Ovos APA anuncia programação

Evento vai reunir especialistas de vários países para debater produção e comercialização de ovos de 20 a 22 de março, em Ribeirão Preto, SP

Congresso de Ovos APA anuncia programação

FEVEREIROComo o bem-estar de aves poedeiras pode contribuir com ganhos de produtividade no campo? Quais são os impactos da evolução em genética de milho na formulação de ração para a avicultura de postura? Quais são as alternativas de vendas de ovos no varejo? Enfim, como produzir e vender cada vez mais e melhor com rentabilidade? Estas são algumas das perguntas que serão respondidas por especialistas em avicultura de postura de vários países durante o XVI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos, de 20 a 22 de março, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

O encontro, realizado pela Associação Paulista de Avicultura (APA) com o apoio operacional e de comercialização da FACTA, deve reunir cerca de 600 participantes de todo o país, entre médicos veterinários, zootecnistas, produtores de ovos, empresários e profissionais das principais empresas do setor, desde fornecedores de genética, passando pelos segmentos de nutrição, saúde animal, equipamentos até o varejo. Os interessados podem se inscrever através do site do evento, pelo link

Programa

Diferente das edições anteriores, o evento deste ano vai começar na manhã de terça-feira, dia 20 de março, com um programa Pré-Congresso sobre Bem-Estar Animal, realizado pela Embrapa e pela Esalq, das 8h30 às 12h.

A secretaria do encontro vai iniciar o atendimento às 8h do dia 20 para credenciamento e entrega de material. A partir das 8h30 haverá um debate sobre a “Visão do MAPA”. Em seguida, as discussões evoluem para uma “Apresentação do Projeto BEA – Poedeiras”. A partir das 9h15, o tema será “Inovações e avanços na pesquisa com BEA em poedeiras”. Logo depois, os participantes vão discutir a “Visão empresarial do sistema Cage-free no Brasil” e, no encerramento, haverá um debate sobre a “Visão do mercado varejista”.

Ainda no dia 20, às 13h45 haverá a Abertura do programa científico do evento. Na sequência, a pesquisadora da Animal Agriculture Alliance, dos Estados Unidos, Hannah Thompson-Weeman, vai destacar “Bem-estar em poedeiras comerciais: do conceito a realidade”. Em seguida, a professora da Universidade Guelph, de Ontario no Canadá, Leanne Cooley, vai ministrar a palestra “Sistemas alternativos de produção de ovos: vantagens e desvantagens”.

A partir das 16h15, o superintendente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Marcio Milan, vai debater as “Alternativas de vendas de ovos no varejo”. A partir das 17h15, a programação científica segue com apresentação de trabalhos científicos premiados em Sanidade e Outras Áreas. A palestra magistral vai começar às 17h45. O pesquisador da FGV – São Paulo, Felippe Cauê Serigati, vai abordar o “Cenário atual da economia brasileira e mundial e as perspectivas para os próximos anos”. A programação do dia 20 será encerrada com um coquetel de abertura. 

No dia 21 de março, quarta-feira, a programação será aberta, às 8h, pelo pesquisador do Cepea e da Esalq/USP – Piracicaba, Sergio De Zen, que vai apresentar “Tendências de mercado de grãos e proteína animal”. Em seguida, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Gustavo de Lima, vai debater a “Evolução genética do milho e sua interferência na formulação de ração para poedeiras comerciais”. Entre às 10h15 e às 11h15 haverá uma programação especial da Ceva.

Em seguida, o Diretor do Departamento de Saúde Animal do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Guilherme Henrique Figueiredo Marques, vai abordar o “Programa da Laringotraqueíte no Brasil”. A partir das 14h, a pesquisadora da Universidade Nacional da Colômbia (UNAL, Bogotá), Gloria Ramirez Nieto, vai ministrar a palestra “Update das doenças respiratórias virais”. Logo depois, a professora da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos, Naola Ferguson-Noel, vai debater os “Avanços nos métodos de prevenção e de controle do micoplasma em poedeiras”.

A partir das 16h15, o médico veterinário coordenador da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), Fernando Gomes Buchala, vai falar sobre as “Atualizações das novas instruções normativas e impacto na biosseguridade de poedeiras comerciais”. A programação científica da quarta-feira será encerrada pelo médico veterinário Marco Aurélio Nunes, com uma apresentação sobre os “Melhoradores da saúde intestinal das poedeiras: oportunidades e desafios”. A partir das 18h haverá um Happy Hour patrocinado pela Des-Vet, seguido de um jantar de confraternização com o patrocínio das empresas Big Dutchman e Hy-Line.

Na quinta-feira, dia 22, a programação será aberta às 8h com a apresentação de trabalhos científicos premiados nas áreas de Manejo e Nutrição. A partir das 8h30, o médico veterinário e consultor, Paulo Rene da Silva Júnior, destaca o “Manejo estratégico de codornas para a maior produtividade e menor mortalidade”. Em seguida, o engenheiro agrônomo de Düsseldorf, na Alemanha, Robert Pottgueter, vai discutir a “Utilização de fibras na dieta de poedeiras comerciais”.

Uma mesa redonda com representantes de empresas de genética vai debater o “Manejo da poedeira moderna: quais são os nossos desafios?”. Este debate, que vai acontecer às 10h45, terá a participação do diretor Geral da Hy-Line do Brasil, representando o Grupo EW, Tiago Lourenço, e do gerente da ISA/Hendrix na América do Sul, Fidel Gonzalez, como debatedores e a moderação do professor da Unesp- Campus de Botucatu, Edvaldo Antônio Garcia.

A programação científica do evento será encerrada pelo consultor da TCA Internacional, José Luiz Tejon, com uma discussão sobre “A guerra pelas percepções humanas. A superação de todos os desafios”. Durante o almoço de encerramento haverá um sorteio realizado pela Uniquímica. Outras informações sobre o XVI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos estão disponíveis no site do evento (www.congressodeovos.com.br), ou podem ser obtidas através dos telefones (11) 3832.1422 na APA e (19) 3243.6555 na FACTA, ou através dos e-mails [email protected], [email protected] e [email protected].   

Serviço:

XVI Congresso APA de Produção e Comercialização de Ovos

Data: de 20 a 22 de março de 2018

Local: Centro de Centro de Convenções de Ribeirão Preto – SP

Informações: (11) 3832.1422 – APA / (19) 3243.6555 – FACTA

Site: www.congressodeovos.com.br 

E-mails:  [email protected] / [email protected][email protected]