Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Congresso de ovos traz treinamento para habilitação de emissão de GTA

GTA é documento obrigatório para movimentação de aves, ovos férteis e só pode ser expedida para aves oriundas de estabelecimentos que cumpram a legislação vigente.

Congresso de ovos traz treinamento para habilitação de emissão de GTA

Durante o XVIII Congresso de Ovos promovido pela Associação Paulista de Avicultura (APA), que acontece de 17 a 19 de março de 2020, em Ribeirão Preto (SP), médicos veterinários privados do Estado de São Paulo que atuam nas áreas de avicultura de reprodução, de postura ou de corte, terão a oportunidade de participar de um curso para a habilitação de emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA). 

O treinamento acontece no segundo dia do evento e terá duração de 8 horas e será realizado pelo Serviço Veterinário Oficial  (SVO/SP-MAPA) e Estadual de São Paulo através da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) . 

A GTA é documento obrigatório para movimentação de ovos férteis e aves  para qualquer finalidade, seja para produção de carne, ovos ou reprodução e só pode ser expedida para aves oriundas de estabelecimentos que cumpram a legislação vigente. A habilitação de médicos veterinários da inciativa privada para a emissão de GTA é concedida para as unidades administrativas onde seja insuficiente ou não e existam médicos veterinários ou funcionários autorizados dos órgãos oficias de defesa para a emissão dessa guia.

Essa habilitação é concedida após realização de curso específico promovido pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo em conjunto com o Ministério da Agricultura, órgão responsável pela emissão da postura do habilitado, com a colaboração da APA.

Os médicos veterinários habilitados só poderão emitir a GTA nos municípios e para as espécies especificadas pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA). Além disso, a emissão do documento fica condicionada à assistência veterinária aos rebanhos de onde se originam os animais, aos registros dos estabelecimentos de procedência e ao cumprimento das exigências de ordem sanitária estabelecidas para cada espécie.

Pré-requisitos para a participação no curso:

-Graduação em medica veterinária

-Certidão negativa junto ao CRMV-SP à época da habilitação

O candidato somente poderá optar por uma finalidade de habilitação das seguintes oferecidas:

-Aves e ovos férteis

-Animais de laboratório

Inscrições e mais informações em: http://congressodeovos.com.br/index/index.php/medvet