Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Prêmio Quem é Quem

Conheça Celsi Sandmann, uma das finalistas da categoria Mulheres Cooperadas

Com uma vida dedicada ao cooperativismo, Celsi sempre batalhou no campo e se tornou associada da Lar em 1982, se tornando inspiração para outras mulheres empreendedoras

Conheça Celsi Sandmann, uma das finalistas da categoria Mulheres Cooperadas

Nascida em 27 de novembro de 1954 em Lajeado (RS), filha mais velha de uma família de doze irmãos e pais agricultores. Aos três anos de idade, Celsi e sua família mudaram-se para Concórdia (SC). Antes da aquisição de terra própria, seus pais eram arrendatários de terra. Incentivada pelos pais, ambos analfabetos, ingressou na escola aos sete anos de idade, atingindo a necessidade familiar de letramento em Matemática e na língua Portuguesa devido ao seu excelente desempenho escolar. Desde muito pequena trabalhava com os pais na produção de grãos, gado leiteiro e suínos; atividades estas desenvolvidas manualmente. Teve uma infância difícil até mesmo para a época. A escola era distante e tinha que trabalhar muito.

Na juventude foi catequista e quis muito continuar estudando para se tornar professora, mas só foi possível estudar até a quarta série. Em 1974, aos 19 anos casou-se e, com seu marido mudou-se para o Paraná passando a trabalhar em um comércio familiar, porém, devido às dificuldades da época, decidiram voltar à Santa Catarina passando a arrendar terra. Viveram quatro anos difíceis naquela região, onde tiveram dois filhos. As dificuldades eram tantas que com filhos recém-nascidos desenvolviam seus trabalhos na lavoura levando-os junto. Com trabalho árduo, de sol a sol, juntando suas economias compraram um alqueire de terra em Santa Helena no Paraná, nesse momento decidiram que ela ficaria trabalhando na propriedade, enquanto o esposo trabalharia fora.

Do trabalho como boia fria à aquisição de um pequeno rebanho de gado leiteiro, a agricultora continuou à frente da propriedade. Com seriedade e empreendedorismo, em 1982, se tornaram associados da Lar Cooperativa, onde começou a participar e conhecer o cooperativismo. Em 1991 tiveram mais uma filha, que hoje está fazendo a sucessão familiar. Pouco depois Celsi conseguiu realizar um sonho antigo de voltar a estudar e concluiu o ensino médio. Com a mudança de perfil da cooperativa, de agrícola para agroindustrial, as oportunidades começaram a ficar mais claras e o futuro se desenhava mais empolgante, e ela começou a participar mais ativamente se associando também e fazendo parte do comitê feminino, participou de cursos como o empreendedor rural, que a levou a apostar na avicultura, iniciando com um aviário de corte e posteriormente ampliando a atividade.

Sempre eleita de maneira democrática para representar os demais, um reflexo da liderança natural exercida por ela. Durante sua jornada como mãe, agropecuarista, passou a frequentar grupos de mulheres empreendedoras, estando à frente das principais mudanças ocorridas no sistema agropecuário familiar. Recuperou a saúde, a autoestima e fez despertar uma avicultora de sucesso.

Atualmente ela serve como inspiração para que outras mulheres permaneçam no campo, amem suas atividades e tenham qualidade de vida. Hoje o casal tem 13 alqueires, seis aviários, três granjas de suínos, gado de corte para reaproveitamento de dejetos nas pastagens, quatro caminhões porcadeiros e uma carreta graneleira. Atividades sempre com visão de sustentabilidade e destino correto de dejetos. Sob as mãos do cooperativismo, construiu uma história que começou desesperançosa, mas hoje se mostra bela, otimista e feliz.

 

RAIO X

Associada: Lar Cooperativa Agroindustrial

Ano de nascimento: 1954

Tempo associada: 39 anos

No setor agropecuário: 35 anos de suinocultura e 16 anos de avicultura

Estado Civil: Casada, mãe de três filhos, com quatro netos e uma bisneta

Uma ação positiva: apoiou uma família cooperada intervindo junto à cooperativa, em um momento difícil onde eles haviam perdido sua casa em um incêndio, de forma que a cooperativa antecipou o fundo capital do associado para ajudar nos custos da construção da nova casa.

Acesse a página de votação do prêmio das maiores e melhores cooperativas brasileiras de aves e suínas, o Quem é Quem, e conheça as outras finalistas. Aproveite e vote nas outras categorias também.

MAIORES E MELHORES COOPERATIVAS

Voltado a valorizar as maiores e melhores cooperativas de aves e suínos, o prêmio Quem é Quem busca destacar o relevante papel desempenhado pelas cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio do País, assim como para a melhoria social e preservação do meio ambiente, destacando ações e atores centrais nesse processo, como os cooperados e técnicos que compõem sua estrutura de produção.

O cooperativismo agropecuário brasileiro é um modelo admirado no mundo inteiro. Apoiando o desenvolvimento econômico e social, principalmente das pequenas propriedades rurais, o cooperativismo no campo possui grande relevância para a economia do País. É exatamente esse importante e grandioso papel que a Gessulli Agribusiness quer ressaltar e valorizar com a realização do Prêmio Quem é Quem, que tem o patrocínio da empresa De Heus e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) com entidade patronal. Neste ano, a coordenação dos trabalhos, avaliações e ranking das cooperativas participantes estará a cargo do Nupea/Esalq-USP, por intermédio do professor Iran José Oliveira da Silva, coordenador do Nupea.

O nome dos vencedores será conhecida no dia 13 de abril, na abertura oficial da AveSui América Latina Online 24H/7D. Não deixe de acompanhar.