Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Estatal

Conselho escolhe novo presidente da Embrapa

Nomeação de Sebastião Barbosa ainda precisa ser confirmada pela Casa Civil

Conselho escolhe novo presidente da Embrapa

O Conselho de Administração da Embrapa optou por Sebastião Barbosa como novo presidente da instituição, apurou o jornal Valor Econômico. A indicação precisa ser aprovada pela Casa Civil, mas a divulgação oficial deve ser feita até 10 de outubro. Barbosa é agrônomo e pesquisador da Embrapa aposentado. Ele chefiou a Embrapa Algodão (PB) de 2014 a 2018 e já representou a Agência para Agricultura e Alimentação da Organização das Nações Unidas (FAO – ONU) em foros internacionais sobre defesa fitossanitária e controle de pragas, temas em que tem grande experiência.

Na fase inicial do processo, 16 candidatos se inscreveram para concorrer ao cargo. Depois da análise de currículos, ficaram na disputa o atual diretor de inovação e tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, e o ex-ministro da Agricultura Luís Carlos Guedes Pinto, o único da lista de fora da empresa. Todos foram entrevistados na segunda-feira.

De acordo com o Valor, os concorrentes de Barbosa sofreram resistência interna de servidores da Embrapa. Soares foi considerado jovem para o cargo e Guedes recebeu críticas por parte do setor por sua atuação em cargos públicos, na Conab e no Banco do Brasil.

O processo seletivo para a chefiar a Embrapa recebeu críticas do setor. Em carta ao ministro Blairo Maggi, o Instituto Pensar Agro (IPA), que reúne as principais entidades do agronegócio do país, criticou o critério de seleção por currículo, recomendando que os candidatos apresentassem um plano de metas e iniciativas para a empresa. Maggi ainda foi questionado por pessoas da Embrapa e do segmento por antecipar a seleção para antes das eleições para presidente da República.