Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Reabertura

Cônsul da Rússia discute retomada de exportações de carne na Ocepar

Russo irá promover uma reunião em com os responsáveis comerciais da Embaixada para discutir com as cooperativas formas para a retomada das exportações de carnes

Cônsul da Rússia discute retomada de exportações de carne na Ocepar

.O cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Yury Lezgintsev, esteve na sede do Sistema Ocepar, nesta semana, para tratar do mercado de carnes. Ele foi recebido pelo superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, e pela analista de Desenvolvimento Cooperativista, Carolina Bianca Teodoro.

De acordo com Costa, as cooperativas do Paraná são tradicionais exportadoras de carnes de frango e suína para a Rússia. No entanto, desde 2017 o país do leste europeu suspendeu a compra desses produtos brasileiros. Os russos pedem a reciprocidade por parte do Brasil, com a compra de itens como trigo, picanha bovina e peixes.

O superintendente da Fecoopar expôs que o mercado brasileiro está aberto a receber esses produtos sem restrição. “Trata-se de uma relação comercial, ou seja, os importadores do Brasil compram de países que oferecem produtos por melhores preços. Como a Rússia tem uma distância maior, o frete é mais caro e os importadores daqui preferem trazer trigo da Argentina, por exemplo”, ressaltou.

Reunião

No final do encontro, ficou acertado que o cônsul irá promover uma reunião em São Paulo com os responsáveis comerciais da Embaixada para discutir com as cooperativas formas para a retomada das exportações de carnes para a Rússia.