Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Consultor assinala que certificado privado irá substituir barreira governamental

As certificações privadas devem substituir, em um futuro próximo, as barreiras sanitárias governamentais.

Consultor assinala que certificado privado irá substituir barreira governamental

O consultor em Comércio e Política Agrícola Pedro de Camargo Neto assinalou que as certificações privadas devem substituir, em um futuro próximo, as barreiras sanitárias governamentais. A notícia foi divulgada por Folhapress.

A afirmação foi feita durante a palestra “Barreiras fitossanitárias, barreiras verdes, contenciosos e outros obstáculos para o Brasil”, que encerrou na última quinta-feira (28) o Fórum de Exportações, promovido pela Folha de São Paulo na Tucarena (SP).

Para o especialista, as certificações privadas são mais comuns em mercados maduros, como a Europa e os Estados Unidos.

“Um supermercado decide, após pressão da sociedade, não comprar mais carnes de um lugar que desmata suas áreas verdes. Isso já é uma realidade, mas como comprovar que esse desmatamento não ocorreu?”, questiona.

Exigências ambientais, trabalhistas e indígenas geralmente não são incluídas em acordos comerciais e podem entrar em vigor a qualquer momento, segundo os interesses da empresa importadora.

Camargo Neto, entretanto, lembra que as questões políticas sempre fizeram parte dos obstáculos à livre circulação de mercadorias brasileiras.

“As nações exportadores sempre precisaram provar que suas mercadorias estão livres de qualquer risco sanitário. As barreiras obedecem critérios científicos. Mas qual deles? Estados Unidos, Japão e Europa têm ciências diferentes”, explicou.