Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Crescimento

Consumo de ovos aumenta no Pará

A quantidade de ovos comercializados no Pará durante o primeiro semestre deste ano aumentou 67,51% em relação ao mesmo período do ano passado

Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.
Image of white eggs. Perfect for anything related to healthy food, easters, eggs production and food industry in geneneral.

O número de ovos vendidos durante o primeiro semestre passou de 13,7 milhões para 22,9 milhões entre os anos de 2019 e 2020, no Pará. A quantidade de ovos comercializados no Pará durante o primeiro semestre deste ano aumentou 67,51% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Os dados são referentes apenas à movimentação comercial dos estabelecimentos com registro no SIE. O crescimento, mesmo em meio à pandemia, reforça a potência da avicultura no Estado, que celebra o seu dia neste 28 de agosto.  

Entre os meses de janeiro a julho de 2019 foram vendidos pouco mais de 13,7 milhões de ovos. Até o final de julho deste ano, no entanto, o número de ovos comercializados no Estado aproximava-se de 23 milhões, o equivalente a um consumo mensal de 3,8 milhões de ovos.

Para que todos esses ovos, e outros alimentos, cheguem com qualidade e sanitariamente controlados nos lares paraenses a Adepará atua junto a produtores e comerciantes por meio de programas de defesa e inspeção dos produtos de origem animal ou vegetal, além da educação sanitária.

PROGRAMAS

O Programa Estadual de Sanidade Avícola (Pesa), por exemplo, segue as diretrizes do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), coordenado pela Divisão de Sanidade das Aves, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

O programa cuida do desenvolvimento técnico e científico do setor, previne, controla e erradica as principais doenças avícolas de impacto em saúde pública e animal, como a salmonelose e a micoplasmose, além de estimular a produtividade e tecnificação dos plantéis avícolas e da indústria, garantindo a qualidade dos produtos e subprodutos. 

“O Serviço Veterinário Oficial (SVO) da Adepará atua na prevenção, controle e vigilância de doenças de interesse para a avicultura e a saúde pública no Pará, além de desenvolver programas sanitários para prevenção da influenza aviária e prevenção e controle de doença de Newcastle, salmoneloses e micoplasmoses. O Pesa também realiza a vigilância em aves migratórias”, detalha o fiscal estadual agropecuário Alexandre Moura Chagas, médico veterinário e gerente do Programa Estadual de Sanidade Avícola. 

Ele ressalta ainda que antes de iniciar qualquer procedimento para a instalação ou ampliação de estabelecimento avícola, o produtor rural deverá solicitar o registro na Adepará, conforme a Instrução Normativa N° 56/2007 do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. “Este requerimento deve ser feito na unidade da Adepará responsável pelo município onde se localiza o estabelecimento, sendo preciso também realizar o pré-cadastro no Sistema de Integração Agropecuária (Siapec). Após a inscrição, o estabelecimento passará por vistoria do médico veterinário oficial e receberá o certificado de registro, se obtiver o resultado de apto no laudo”, explica Alexandre Chagas.

O Pará possui 218 estabelecimentos de aves comerciais de corte e 27 empresas de postura comercial registradas, que são os empreendimentos que possuem aves para produção de carne e ovos para consumo. Os principais polos de produção aviária estão localizados nos municípios de Santa Isabel do Pará e Santarém.