Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Mercado Interno

Consumo per capita cresce, absorvendo boa parte do aumento na produção

A expectativa é de uma elevação de 2,5% na média de consumo de frango por habitante/ano, atingindo o patamar de 43,9 kg.

Consumo per capita cresce, absorvendo boa parte do aumento na produção

A avicultura brasileira deve fechar 2020 com uma produção estimada em 13,7 milhões de toneladas. O montante representa um aumento de 3% a 4% em relação às 13,245 milhões de toneladas produzidas no ano passado. Os dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) indicam ainda uma elevação de 2,5% no consumo per capita da proteína no país, que neste ano deve atingir um total de 43,9 kg por habitante/ano.

Os números são estimativas divulgadas no início do segundo semestre, mas a expectativa do setor é que estes patamares sejam confirmados no fechamento do ano. “A carne de frango brilhou no mercado interno. Neste ano, o consumo per capita deve apresentar significativa elevação. Ao mesmo tempo, as vendas internacionais devem alcançar leve alta no ano, em comparação com 2019”, comemora Ricardo Santin, presidente da ABPA.

Mesmo com um quadro de produção positiva, o ano foi cercado de desafios. O principal revés foi o custo de produção, resultante da soma de investimentos para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e das altas históricas do milho e da soja.

Em relação as medidas preventivas adotadas pelas agroindústrias brasileiras, só para se ter uma ideia, segundo Santin, o custo chegou a mais de R$ 200 milhões, tomando como base apenas duas empresas do setor de proteína animal. “Foram investimentos para a proteção dos colaboradores, garantindo assim o abastecimento da população brasileira e a manutenção das exportações”, ressalta o presidente da ABPA.

Clique aqui para ler a entrevista completa…