Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Sanidade

Contaminação em produtos avícolas aumenta recalls na Europa

Entre os países com índice de contaminação estão Espanha, China, Turquia, Índia e Brasil

Contaminação em produtos avícolas aumenta recalls na Europa

A contaminação bacteriana nos produtos da avicultura brasileira levou ao mais alto nível de recall de produtos originados de frango em toda a Europa nos últimos 15 anos, segundo os números divulgados pelos consultores de negócios Stericycle Expert Solutions. De acordo com a consultoria, a contaminação bacteriana representou mais de 90% de todos os alertas de alimentos no segundo trimestre deste ano.

A empresa informou no seu “Índice de Recuperação e Notificação” que 184 produtos do Brasil tiveram recall durante o período, seguido pela Índia (68), Turquia (60) e China (51). Isso equivale a 68,5% do total de recall de alimentos da União Europeia.

Houve 223 recalls de produtos avícolas na Europa no último trimestre, com a Espanha com o maior número (70), tornando-se o único país europeu no top 5. Destes, a contaminação por salmonela era principalmente responsável.

Farzad Henareh, vice-presidente europeu da Stericycle Expert Solutions, disse que as investigações em curso sobre as práticas de inspeção de alimentos no Brasil continuam a ter um forte impacto nas importações da UE. “No entanto, a indústria ainda precisa empregar uma abordagem mais rigorosa da segurança alimentar e os riscos permanecem elevados. A adesão aos padrões regulatórios rigorosos na UE é uma obrigação absoluta”.

A Comissária de Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, escreveu no início deste ano ao ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, reclamando que o país não havia feito nada para recuperar a confiança dos parceiros internacionais.