Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Controle de salmonelas

Bacteriófagos podem ser alternativa no combate biológico de salmonelas em frangos.

Redação AI 12/08/2004 – 06h52 – O controle de salmonelas na indústria avícola é multifatorial e deve iniciar na granja para evitar a introdução da bactéria na linha de produção e conseqüentemente nos produtos avícolas que chegam ao consumidor. Boas práticas de produção baseadas na Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle, vacinação, probióticos e prebióticos ou sinbióticos e antimicrobianos têm sido usadas quando a infecção por salmonelas é de ocorrência provável.

“Entretanto, o uso de antibióticos tem sido restringido pelas preocupações quanto a possibilidade de veiculação de resíduos na carne e da seleção de bactérias resistentes aos antibióticos”- explica o pesquisador Laurimar Fiorentin, área de bacteriologia avícola da Embrapa Suínos e Aves, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com sede em Concórdia, Santa Catarina.

Fiorentin participa no dia 19 de agosto do IV Simpósio de Sanidade Avícola da Universidade Federal de Santa Maria, RS, onde deverá palestrar sobre o tema “Bacteriófagos como alternativa no controle de salmonelas”.

Bacteriófagos são vírus que possuem bactérias como hospedeiro e podem ser um fator de grande importância no controle de salmonelas de forma multifatorial. Esses organismos representam uma alternativa barata, não tóxica e que poderá ser usada em conjunto com outras medidas. Segundo o pesquisador, pesquisas preliminares desenvolvidas na Embrapa Suínos e Aves têm demonstrado que o princípio do uso dos bacteriófagos pela via oral pode ser viável no controle de salmonelas em aves.

Três bacteriófagos isolados e caracterizados na Unidade estão sendo testados contra /Salmonella/ /enteritidis/ e demonstraram capacidade de redução da salmonela no cecos de aves experimentalmente infectadas bem como em carcaças contaminadas.

Novas pesquisas estão planejadas para otimizar o princípio e formatar o uso desses vírus na forma de uma tecnologia que deverá estar disponível ao setor produtivo.

“Participar desse evento, apresentando essa palestra – encerra o pesquisador – é importante oportunidade para difundir novos conceitos de controle de salmonelas, bem como comunicar o estado da arte e da ciência do estudo dos bacteriófagos no controle biológico de salmonelas em frangos”.

Informações sobre o evento podem ser solicitadas pelo e-mail,
 
[email protected]_ <mailto:[email protected]> e também estão disponíveis em _www.ufsm.br/lcdpa_ <http://www.ufsm.br/lcdpa>