Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Empresas

Controle estratégico da Laringotraqueíte Infecciosa é tema de palestra

Ceva Saúde Animal abordará as principais ferramentas para o controle da doença

Controle estratégico da Laringotraqueíte Infecciosa é tema de palestra

Jorge Chacón, gerente de Serviços Veterinários da Unidade de Aves da CevaA Ceva Saúde Animal, líder brasileira em vacinas aviárias, estará presente no 16º Congresso de Produção e Comercialização de Ovos da Associação Paulista de Avicultura (APA), que acontece no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, nos dias 20, 21 e 23 de março.

No espaço empresarial do evento, o Gerente de Serviços Veterinários da Unidade de Aves da Ceva, Jorge Chacón, apresentará a palestra Atualizações sobre a Laringotraqueíte Infecciosa e seu controle imunoprofilático. O debate acontece no dia 21 de março às 10h15.

Com alto poder endêmico, a Laringotraqueíte Infecciosa (LTI) traz uma série de perdas econômicas para produção avícola, os prejuízos estão associados às quedas na produção de ovos e no desenvolvimento zootécnico, além da alta morbidade e mortalidade.

“O agente infeccioso da LTI tem capacidade para criar aves portadoras. Uma vez infectado o animal manterá o vírus de forma latente pelo resto da vida. Quando estas aves forem submetidas ao estresse fisiológico, elas irão eliminar o vírus no ambiente e contagiar os novos lotes. Por isso, o controle e eliminação do agente nas granjas é extremamente difícil e precisa ser feito de forma estratégica e assertiva”, afirma Chacón.

Dentre as ferramentas, que podem auxiliar na proteção das aves, estão a melhoria nas condições de ambiência, biosseguridade e a vacinação. Durante a palestra, Jorge Chacón apresentará informações sobre as inovações no controle por meio da vacinação e as novas tecnologias desenvolvidas para o desafio.

“O controle da doença continua sendo complicado, mas hoje temos disponíveis ferramentas de diagnóstico e imunoprofiláticas mais eficazes que no passado. As vacinas recombinantes LTI, que não contêm o vírus vivo, são totalmente seguras e implementadas em um programa adequadamente desenhado de acordo às realidades regionais e individuais da granja, podem evitar os impactos da doença”, conta Chacón.

Segundo o Gerente de Marketing da Unidade de Aves da Ceva, Tharley Carvalho, o Congresso de Ovos é o principal evento técnico de postura do país e uma oportunidade para que os profissionais discutam temas relacionados aos desafios e oportunidades do segmento. “O encontro promovido pela APA fomenta a troca de experiências entre os profissionais em todos os níveis da cadeia produtiva. A diversidade dos temas e a qualidade dos seminários fazem com que o evento seja completo”, finaliza Carvalho.