Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Investimento1

Convênio entre governo e Acrepeixes impulsiona piscicultura do Acre

A Acrepeixes hoje está atendendo cerca de 350 famílias produtoras

Convênio entre governo e Acrepeixes impulsiona piscicultura do Acre

O governador Tião Viana recebeu, no dia três de outubro, a visita de representantes da Central de Cooperativas Acrepeixes, que fizeram um agradecimento especial por toda a parceria para o desenvolvimento da piscicultura no Acre.

Através de um convênio de R$ 5 milhões, a Acrepeixes, que representa sete cooperativas de criadores, tem levado assistência técnica na área para todo o estado. Com uma equipe de profissionais do setor, eles têm realizado melhorias de infraestrutura, orientação de processos, além de comprar e distribuir alevinos e ração entre os cooperados.

A Acrepeixes hoje está atendendo cerca de 350 famílias produtoras. Eles também construíram cerca de 30 hectares de lâminas d’água feitas em modelo trifásico, onde cada hectare vai produzir cerca de dez toneladas de peixe para o mercado estadual, além de exportação.

“Eu sempre digo que a piscicultura tem duas fases: uma antes do governador Tião Viana e outra junto com ele. Eu sou de um tempo que a gente sem noção colocava peixe dentro de um buraco d’água e não produzia nada, só tínhamos prejuízo. Hoje, com o investimento do governador nós podemos dar um potencial pra cada produtor tirar pelo menos seis toneladas de peixe por ciclo”, conta Milton do Nascimento, presidente da Acrepeixes.

Tião Viana lembrou durante o encontro que a piscicultura no Acre se constrói a partir do fortalecimento do complexo Peixes da Amazônia, uma iniciativa público-privada e comunitária. Além disso, só em sua gestão mais de 5 mil tanques de criação comunitários foram construídos, garantindo renda e segurança alimentar para milhares de famílias produtoras.

A Peixes da Amazônia apoia fortemente o convênio com a Acrepeixes. Recentemente a empresa se prepara para enviar 12 toneladas de pescado para o mercado dos Estados Unidos, enquanto deve em breve fechar um negócio inicial de 16 toneladas com a Turquia, gerando aquisição garantida para os associados da Acrepeixes.

José Roberto da Silva, técnico da Acrepeixes completa: “O governador Tião Viana tratou a piscicultura como área prioritária, então junto com esse convênio estamos ajudando a mudar a cara dessa cadeia no Acre. Poucos governadores fizeram esse tipo de investimento”.