AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Cooperativismo

Cooperativas iranianas buscam parceria com o Sistema OCB

O interesse do Irã está na compra de carne halal (palavra árabe que significa lícito, autorizado) produzida por cooperativas brasileiras

Redação, com informações OCB
13-Jun-2022 08:41

As cooperativas iranianas estão em busca de projetos de intercooperação com o Brasil. Em reunião realizada na última semana com o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o presidente e o gerente de Assuntos Internacionais da Câmara de Cooperativas do Irã (ICC), Bahman Abdollahi e Alireza Banaeifar apresentaram propostas para a realização de comércio bilateral em parceria com a OCB.

Carne halal - O interesse do Irã está na compra de carne halal (palavra árabe que significa lícito, autorizado) produzida por cooperativas brasileiras. Essa certificação é obrigatória para as carnes consumidas pelos mulçumanos e um atestado de qualidade para outros alimentos. Demonstra ainda, que os produtos seguem as regras do Islamismo, mas também buscam o bem-estar animal e a preservação ambiental.

Maior exportador - O Brasil é hoje o maior exportador de comida halal do mundo. Carne, açúcar e milho puxam as exportações brasileiras. Só as vendas de carne halal para os 57 países da Organização para Cooperação Islâmica renderam US$ 3,22 bilhões para o país em 2020, segundo a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. O Irã já importa a proteína do Brasil, mas quer ampliar sua participação com a aquisição de carnes produzidas exclusivamente em cooperativas.

Levantamento - O presidente Márcio informou que será feito um levantamento das cooperativas que atendem os requisitos do abate halal com interesse na exportação de suas produções e uma nova reunião será realizada no dia 20 de junho, em Sevilha, na Espanha, em razão da Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), para dar continuidade a proposta de intercooperação entre os países.

Cooperativas - A Câmara de Cooperativas do Irã congrega atualmente 93 mil cooperativas e mais de 10 milhões de cooperados. O país estimula a criação de cooperativas para a geração de riqueza interna e a redução da dependência de importações, especialmente em razão dos embargos impostos pelos Estados Unidos.

Fórum - O presidente da Câmara de Cooperativas do Irã, Bahman Abdollahi, também participou de fórum de debate organizado pelo Sistema OCB, na sexta-feira (3), com representantes de associações e confederações cooperativas de vários países que pleiteiam uma vaga no Conselho de Administração da ACI nas eleições que serão realizadas durante a Assembleia Geral da entidade.

Intercâmbio - O encontro permitiu o intercâmbio de informações entre os países, o conhecimento das propostas de cada candidato ao colegiado da ACI e a negociação de alianças e apoios entre os países.

Presenças - Estiveram presentes o atual presidente do Conselho de Administração da ACI e candidato à reeleição, Ariel Guarco; o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; a presidente da Associação Colombiana de Cooperativas (Ascoop), María Eugencia Pérez Zea; a presidente da Confederação de Cooperativas Rural do Paraguai (Concopar), Simona Cavazzutti, o presidente da Confederação de Cooperativas de Crédito do Quênia (Kuscco), George Magutu Mwangi; o presidente da Confederação de Cooperativas de Honduras (Coacehl), Germán Astul Mejia, a presidente da ACI Américas, Graciela Fernandez; e Alexandra Wilson, diretora das Cooperativas Mútuas do Canadá (CMC). (Sistema OCB)

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade