Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Cooperativas paranaenses são premiadas pelo Sistema OCB

Cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira (21/11), em Brasília (DF), com a presença de mais de 250 pessoas, entre representantes das 41 cooperativas vencedoras

Cooperativas paranaenses são premiadas pelo Sistema OCB

.Seis cooperativas paranaenses estão entre as vencedoras da edição 2017 do Prêmio Sescoop Excelência de Gestão, concedido pelo Sistema OCB. São elas: Unimed Curitiba (Categoria Primeiros Passos – Faixa Bronze); C.Vale, Cocamar e Unimed Cascavel (Categoria Primeiros Passos – Faixa Prata); Sicoob Metropolitano (Categoria Primeiros Passos – Faixa Ouro) e Castrolanda (Categoria Compromisso com a Excelência – Faixa Prata). A C.Vale também foi a campeã em Destaque Governança.

A cerimônia de premiação ocorreu nesta terça-feira (21/11), em Brasília (DF), com a presença de mais de 250 pessoas, entre representantes das 41 cooperativas vencedoras, das unidades estaduais do Sistema OCB, e convidados como parceiros e profissionais da imprensa. A iniciativa tem como objetivo reconhecer o empenho das cooperativas brasileiras em implementar, constantemente, as melhores práticas de gestão, ampliando, assim, sua competividade e, como resultado dessa busca, maximizando seus resultados socioeconômicos.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o processo de melhoria da gestão das cooperativas tem acompanhado o ritmo das mudanças que ocorrem no mundo, evidenciando um olhar atento e constante para a profissionalização do negócio. “O mundo e as pessoas mudam o tempo todo e as cooperativas estão acompanhando essa dinâmica. Elas veem para onde o vento sopra e qual a melhor forma de aproveitá-lo. Isso, tanto no que diz respeito a movimentações do cenário externo, considerando o mercado propriamente dito e seus consumidores, quanto no olhar para dentro, investindo na melhoria da gestão, para uma administração cada vez mais eficiente”, explica o anfitrião.

Segundo o líder cooperativista, a ideia é potencializar a competitividade das cooperativas, objetivando sempre os melhores resultados, não só para o cooperado, que é dono do negócio, mas para as comunidades onde elas estão presentes.

Ele explicou, também, que o negócio cooperativo tem uma outra particularidade: a gestão é baseada nas necessidades de um público exigente, que se vincula à uma marca, serviço ou produto não apenas pelo uso em si, mas pela ideologia transformadora que há por traz. “Essa é uma vantagem competitiva das cooperativas. Elas são o único modelo econômico que faz negócio de um jeito humanizado, fundamentado em valores e princípios que norteiam todas suas ações”, enfatiza Márcio Freitas.

O Prêmio Sescoop Excelência de Gestão utiliza os mesmos instrumentos de avaliação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) e sua avaliação foi feita de acordo com o nível de maturidade escolhido.

As cooperativas que alcançaram a pontuação definida pela Banca Julgadora são reconhecidas nas faixas em que se enquadrarem, dentro dos níveis de maturidade escolhidos no momento da inscrição no PDGC, que são: Primeiros Passos para a Excelência, Compromisso com a Excelência ou Rumo à Excelência.

As faixas de reconhecimento em cada nível de maturidade são: Ouro, Prata e Bronze. Além disso, entre as reconhecidas, a cooperativa com as melhores práticas de Governança será eleita Destaque Governança Cooperativista.