Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Entrevista

Cooperativismo cresce em importância para o agronegócio brasileiro

Em entrevista à edição 1277 da revista Avicultura Industrial, Irineo da Costa Rodrigues, presidente da Lar, ressalta o papel das cooperativas no desenvolvimento da produção agrícola e pecuária do país

Cooperativismo cresce em importância para o agronegócio brasileiro

Por Humberto Luis Marques

O cooperativismo cresceu em todo o país e encontrou no Paraná uma terra fértil para sua expansão. O Estado é um dos maiores produtores de grãos do Brasil, ocupando ainda a liderança na produção e exportação de carne de frango, com destaque em outras atividades como suinocultura, produção de leite e ovos. Boa parte dessas atividades são desenvolvidas por cooperativas. Uma das mais importantes do Paraná é a Cooperativa Lar, fundada em 2001 em substituição à antiga Cotrefal no município de Medianeira (PR).

O engenheiro agrônomo Irineo da Costa Rodrigues ocupa a presidência da cooperativa desde a época da Cotrefal, sendo determinante para o processo de ampliação de atividades e negócios em todo esse período. A empresa não só cresceu em produção, como também fortaleceu sua marca com produtos alimentícios de qualidade ofertados em todo o mercado brasileiro, cumprindo assim sua missão de gerar renda no campo e melhorias de condições para as famílias rurais associadas.

“Naturalmente, sendo proprietário, ele quer produzir melhor, fazer com que sua cooperativa cresça e ganhe mercado. Isso é algo que está se disseminando. Claro, é preciso uma divulgação maior junto aos consumidores para que eles nos identifiquem como uma empresa de produtores rurais, que produz matérias-primas e produtos finais, tendo como compromisso a saúde das pessoas e a qualidade do que consomem”, afirma Costa.

Nessa entrevista exclusiva à Avicultura Industrial, o presidente da Lar fala sobre cooperativismo, o planejamento estratégico da cooperativa para os próximos anos, a importância do Paraná para o agronegócio e mercado externo. Confira.

Avicultura Industrial – As cooperativas cresceram em importância no País, principalmente nos segmentos de produção de proteína animal. O que fez com que as cooperativas atingissem esse patamar?

Irineo da Costa Rodrigues – Inicialmente as cooperativas se organizaram para atender as principais necessidades do produtor rural, que é o nosso associado. Com o surgimento de novas demandas, sobretudo a de viabilizar economicamente as propriedades e o aumento das famílias no campo, foi um caminho natural o de as cooperativas passarem a exercer outras atividades agrícolas e pecuárias, lançando produtos inclusive para o varejo. A Lar atuava na área de grãos, quando começou suas atividades há 54 anos. A partir da década de 1990, começou a diversificar sua produção porque eram todas pequenas propriedades. Foi nesse momento que começou a dar atenção à pecuária. Hoje, a Lar é uma das cooperativas mais diversificadas e industrializadas do país. Foi um processo importante porque precisava dar condições para que todos os associados viabilizassem suas pequenas propriedades, com geração de renda e aplicação de tecnologia para maior produtividade, podendo atender assim todas as necessidades de sua família.

Leia o conteúdo na íntegra aqui.

Revistas