Cooperativas

Coplacana busca subsídios no Show Rural Coopavel

Os investimentos são associados a pesquisas e a planejamentos

Coplacana busca subsídios no Show Rural Coopavel

Constituída em 1948 no interior do estado de São Paulo, a Coplacana cresceu e atualmente é uma das referências do agronegócio brasileiro. Seus diretores afirmam que a Cooperativa dos Plantadores de Cana de São Paulo é uma das mais inovadoras do Brasil. Os investimentos são associados a pesquisas e a planejamentos, bem como à troca de informações e intercâmbios como fizeram recentemente alguns dos diretores que estiveram em Cascavel para saber mais da Coopavel e do Show Rural.

O presidente Arnaldo Antonio Bortoletto e o diretor administrativo Marcos Farhat foram recebidos pelo diretor-geral do Show Rural Coopavel, Rogério Rizzardi, e pelo coordenador do Show Rural Digital José Rodrigues da Costa Neto. A comitiva, além de se inteirar de alguns processos ligados à área industrial, visitou o parque que todos os anos recebe o Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos do mundo em disseminação de novas tecnologias para o campo.

Além de confirmar presença na edição de número 32, agendada para 3 a 7 de fevereiro de 2020, o presidente Arnaldo falou de uma mostra parecida que a Coplacana desenvolve, também voltada à transmissão de conhecimentos de tecnologia e inovação, no interior de São Paulo. A realização do Show Rural Digital, que chega à sua segunda edição, interessou de forma particular a comitiva. De acordo com Arnaldo, o mundo enfrenta uma mudança de ruptura sem precedentes e as tecnologias são um componente indispensável para o futuro que se avizinha.

A cooperativa

A Coplacana foi a primeira cooperativa de plantadores de cana de açúcar criada em São Paulo. A finalidade era levar assistência técnica e oferecer insumos aos produtores. Ela cresceu tanto que hoje são mais de 12 mil itens disponibilizados para a agricultura, com um completo serviço de assessoria no campo, conforme Arnaldo Bortoletto. A sede da cooperativa está em Piracicaba, em uma estrutura conhecida como Centro Canagro José Coral.

Com 23 filiais nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a Coplacana conta com fábrica de rações, central de recebimento de embalagens vazias de agroquímicos, confinamento de gado, unidade de grãos e Coop Service, além de duas unidades produtivas. “Temos os nossos olhos voltados à tecnologia e ao futuro. E, com isso, promovemos união, cooperativismo e ajudamos a fortalecer os produtores e a produção rural”, ressalta Arnaldo.