Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Cotrefal lança produtos para nutrição animal (Clipping)

Soja desativada e o farelo integral de soja destinam-se à alimentação de aves e bovinos e incorporam um conceito novo em nutrição animal.

Redação AI 30/07/01 08:33 – A Cooperativa Agropecuária Três Fronteiras (Cotrefal), com sede em Medianeira, inicia hoje a produção, em escala comercial, de dois novos produtos: a soja desativada e o farelo integral de soja. Produzidos na Unidade Desativadora de Grãos, que demandou investimento de R$ 1 milhão, os produtos destinam-se à alimentação de aves e bovinos e incorporam um conceito novo em nutrição animal, na região Oeste.

Segundo o gerente comercial da Cotrefal, Mário Balk, o processo consiste no cozimento da soja ou outros grãos em reatores, sob pressão e vácuo controlados e em temperatura entre 60 e 104 graus centígrados. Dessa forma, obtém-se a inativação das enzimas inibidoras (urease e anti-tripcina, ou sojina). Essas enzimas é que inviabilizam o uso da soja in natura na alimentação humana ou animal.

Com o processo de desativação das enzimas, a soja pode ser utilizada em grãos, ou como farelo integral, com vantagens do ponto de vista econômico e prático.

Uma das vantagens é que a soja ou o farelo integral mantém o mesmo teor energético da soja in natura. No farelo resultante do processo industrial de extração, fica restando, em média, um residual de 2% de óleo (o grão tem 20%). Na fase de terminação e engorda, os animais precisam de alimento com alto teor energético. Por isso, costuma-se injetar óleo de volta no farelo industrial. Mas este é um processo que tem restrições técnicas e torna difícil a mistura homogênea.