Covid-19 reforça a relevância do One Health como base de programas e ações preventivas
O conceito de Saúde Única oferece uma resposta futura em relação as medidas a serem adotadas frente aos desafios impostos por doenças de origem zoonótica.
O mundo foi amplamente impactado pela pandemia de Covid-19. A enfermidade afetou diretamente a saúde pública, as relações sociais e a economia. De uma hora para outra, os países tiveram de se adequar a uma nova realidade. A origem zoonótica do SARS-CoV-2 trouxe para o centro das discussões a relevância da interface humano-animal-ambiental, tripé base do conceito One Health ou Saúde Única. O conceito em si não é novo, assim como programas e ações relacionados a ele já vinham sendo discutidas e até executadas desde o século passado. No entanto, as dimensões da pandemia levaram a uma aceleração na busca por formas de se evitar novas ocorrências mundiais como a atual, causada pelo novo Coronavírus. Foi então que o One Health se mostrou um conceito capaz de balizar decisões futuras nas áreas de saúde humana, saúde animal e meio ambiente.
“Para pensar com enfoque de One Health, realmente é preciso ter uma visão na qual as coisas estão conectadas. Ou seja, que nós humanos e animais estamos interligados e compartilhamos o ambiente – como um ecossistema, por exemplo -, que é afetado pelos interesses socioeconômicos dos homens. Isso envolve questões como desmatamento, urbanização e outros aspectos. Precisamos aprender a crescer economicamente, com qualidade de vida a todos, com respeito à biodiversidade e ao meio ambiente”, afirma Maria Cristina Schneider, professora adjunta do Departamento de Saúde Internacional da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos.
Nesta entrevista exclusiva à Avicultura Industrial, Maria Cristina fala sobre o conceito de Saúde Única, destaca estudos sobre as perdas econômicas relacionadas a pandemias no mundo, abordando ainda o potencial pandêmico de vírus como o da Influenza.
Assuntos do Momento

China contribuiu com mais da metade do superávit comercial do Brasil
Desempenho das commodities explica o valor exportado em 2020

China autoriza retomada das exportações da Aurora e da JBS
Frigoríficos de carne suína e carne de frango podem retomar os embarques imediatamente

Conheça os destinos da carne de frango brasileira em 2020
A proteína avícola brasileira chegou a praticamente todos os continentes no ano passado, segundo a ABPA

Exportações de carne de frango foram 6% menores na parcial do mês
O país embarcou um total de 185,6 mil toneladas nos 10 primeiros dias do ano

China tem surto de covid-19 em fábrica de processamento de frango
País vinha apontando repetidamente a importação de carne e peixe congelados como a fonte de casos de coronavírus no ano passado


DESTAQUES - As projeções do Cepea para frango, suíno e ovos em 2021
Um resumo das principais notícias dos portais Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial