Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Paraíba

Criação de frango caipira gera renda para famílias atingidas por construção de barragem

A ação é resultado do projeto de aquisição de milhares de pintos entregues no mês de março pela Sedap aos agricultores

Criação de frango caipira gera renda para famílias atingidas por construção de barragem

A construção da barragem em Itatuba, cidade da Paraíba, deixou cerca de 100 famílias da região sem sua principal fonte de renda, a agricultura. Expulsas de suas terras devido a construção da barragem, essas pessoas aguardavam por uma solução que agora começa a criar forma e gerar renda a partir da criação e abate de frango caipiras.

O projeto, que nasceu através da parceria da Associação dos Atingidos por Barragens, Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do estado e Emater, foi criado na comunidade Melancia, no município, para garantir renda para os agricultores da região através da criação e venda de frangos caipiras. De acordo com o governo, na terça-feira (18/09), os agricultores repassaram para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), mais de 180 quilos de frango caipira abatido.

A ação é resultado do projeto de aquisição de milhares de pintos entregues no mês de março pela Sedap aos agricultores atingidos pelo rompimento da barragem de Acauã na Comunidade Melancia. Presidente da associação dos atingidos pela barragem, José Eugenio da Silva, acredita que a criação e venda de frango podem crescer. “O governo fez uma grande ação doando os pintos e a ração, e a gente entra com o trabalho. Assim a produção está garantida”.

A agricultora Dulce Maria, moradora da comunidade, diz que a renda e a alimentação da família estão melhorando: “Nós já estamos colhendo os primeiros resultados de muitos que ainda virão, isso significa ação, nossa e dos órgãos”.

Para o secretário Rômulo Montenegro disse que a ação atende reivindicações da comunidade, a partir de cobranças feitas pelo Ministério Público a várias instituições e organismos.