Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tecnologia

Criadores de frango adaptam a tecnologia Mars da NASA

A empresa planeja equipar o veículo com câmeras que podem pesar galinhas apenas pela imagem

Criadores de frango adaptam a tecnologia Mars da NASA

Pesar frangos e monitorar seu desenvolvimento pode ser um negócio demorado e com um único trabalhador só é possível ter uma pequena amostra a cada semana. E, embora as escalas monitoradas remotamente possam ajudar, elas sofrem de pontos cegos no galinheiro.

Mas agora uma empresa agro-tecnológica está planejando um robô de pesagem de frango baseado no robô desenvolvido pela NASA para explorar o planeta Marte.

A empresa planeja equipar o veículo com câmeras que podem pesar galinhas apenas pela imagem. O modo da geração de imagens térmicas e outros gadgets monitoram indicadores como calor e umidade do corpo.

Trata-se de um sistema de GPS interno, também adaptado da tecnologia espacial que permitirá que o robô se mova, enquanto os sensores evitarão que ele corra sobre os pássaros.

A Thrive MV é uma das sete empresas apoiadas pelo Centro de Incubação de Empresas da Agência Espacial Européia, que fica em Harwell, Oxon.

Claire Lewis, diretora executiva da Thrive MV, disse que há várias empresas iniciantes aplicando tecnologia espacial na agricultura. Ela disse à Economist que uma das razões pelas quais tantas startups agrícolas estavam reaproveitando o hardware espacial era que os agricultores demoravam a adotar novas tecnologias, deixando a porta aberta para os empreendedores explorarem.

O setor sofre com a coleta de dados insignificantes e, segundo ela, a tecnologia espacial é tão robusta e projetada para suportar substâncias tóxicas, que torna-se ideal para a vida na fazenda.