Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Culturas de inverno podem substituir milho na ração

A falta de interação entre a cadeia de suínos e aves e a de grãos causa distorções no abastecimento para alimentação animal, prejudicado pela escassez de milho brasileiro.

Da Redação 07/11/2002 – A falta de interação entre a cadeia de suínos e aves e a de grãos causa distorções no abastecimento para alimentação animal, prejudicado pela escassez de milho brasileiro.

A afirmação é do pesquisador Gustavo Lima, da Embrapa de Concórdia (SC), um dos debatedores de ontem sobre alternativas de inverno e uso na produção animal durante o Salão de Sementes, Mudas e Novas Tecnologias, em Passo Fundo. O milho, que hoje é responsável por 70% da composição das rações, pode ser substituído por grãos de inverno, como aveia, trigo, triticale e cevada, no período de entressafra. Isso não ocorre, diz Lima, por uma falta de oferta do produtor:

– Tecnologia não é problema para adaptar outras culturas.

Por ano, há espaço para a comercialização de, pelo menos, seis toneladas a mais de cereais, entre eles os de inverno, afirma Lima. A falta dos grãos é dramática para a indústria e para os produtores de animais, ressalta o pesquisador, que é agrônomo e nutricionista.

Pela manhã, a agrônoma da Embrapa Trigo Sandra Milach, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), falou sobre identificação e proteção de cultivares por avaliação de DNA. Sandra ressaltou o uso de novas tecnologias para garantir o rastreamento de produtos agrícolas e identificação genética.

O salão será encerrado hoje. Informações no site www.upf.br/salaodesementes ou pelo telefone (54) 311-4833.