Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Curso de estocagem e distribuição frigorificada de alimentos

A Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp promove o curso entre os dias 15 a 18 de maio, para profissionais das áreas de processamento e refrigeração de alimentos. Veja o programa.

Da Redação 12/03/2002 – A Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp está promovendo o curso Estocagem e Distribuição Frigorificadas de Alimentos, de 15 a 18 de maio (total de 30 horas), na própria instituição, em Campinas (SP).

O objetivo é oferecer aos interessados conhecimentos técnicos apoiados em casos reais, envolvendo a relação sistema frigorífico e produto. Analisar os parâmetros de importância que afetam a qualidade desejada do produto, quando submetido a baixas temperaturas. O curso também vai apresentar as exigências da nova norma (NBR 14701 pela ABNT) e compará-las com as anteriores. Discutirá ainda os fatores que afetam a seleção, operação e manutenção do equipamento que irão proporcionar as condições adequadas necessárias para alimentos resfriados e congelados e como reduzir o consumo e conservar energia.

O curso é direcionado às pessoas envolvidas com as áreas de processamento, estocagem, distribuição e comercialização de produtos resfriados e congelados. Profissionais da indústria de alimentos e serviços de alimentação. Responsáveis pelo projeto e operação de sistemas frigoríficos. Confira a programação das aulas:

Alimentos e a cadeia do frio
Efeito de baixas temperaturas no produto
Resfriamento e congelamento
– equipamentos e sistemas
– dimensionamento e características
Capacidade frigorífica
Sistemas e equipamentos frigoríficos
– operação
– manutenção
– normas de segurança
Conservação e recuperação de energia
Estocagem frigorificada
– condições e relação tempo/temperatura
– perda de peso e controle de umidade
– câmaras e sistemas de estocagem
Transporte frigorificado
Expositores frigorificados
Sistemas integrados e a cadeia do frio
Legislação e normas
Estudo de casos
Visita técnica

O curso tem a coordenação de Lincoln de Camargo Neves Filho, engenheiro Mecânico (FEI), engenheiro de Alimentos (Unicamp), Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (Unicamp), Professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos (Unicamp), área de Refrigeração, presidente do Instituto Brasileiro do Frio e assessor técnico ao setor privadonas nas áreas de refrigeração e alimentos.

Informações adicionais e local do curso:
Estocagem e Distribuição Frigorificadas de Alimentos
Faculdade de Engenharia de Alimentos
Universidade Estadual de Campinas
Distrito de Barão Geraldo
CEP 13083-970 Campinas – SP
Fone/Fax (19) 3788-3886
Custo: R$ 450,00 – incluindo material
E-mail : [email protected]
Internet : http://www.fea.unicamp.br