Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Eventos

Curso exclusivo de exportação de alimentos aos EUA é promovido

Objetivo é abordar os pontos críticos das operações de processamento térmico de alimentos de baixa acidez ou acidificados

forklift handling container box loading to truck in import export logistic zone
forklift handling container box loading to truck in import export logistic zone

Campinas receberá entre os dias 7 e 11 de maio, das 8h às 17h30, o curso “Alimentos enlatados: princípios de controle de processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes”. A iniciativa é do Grupo de Engenharia de Processos (GEPC), do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O objetivo é abordar os pontos críticos das operações de processamento térmico de alimentos de baixa acidez ou acidificados, que compreendem a base do sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, em português) para a produção de alimentos adequadamente processados e seguros quanto à saúde pública.

O curso segue a legislação dos Estados Unidos e é requisito para as empresas exportadoras de alimentos de baixa acidez e acidificados para os EUA. O Ital, no momento, é a única instituição autorizada a ministrar o curso e seu certificado é aceito pelo Food and Drug Administration (FDA).

Temas que serão abordados:

– Microbiologia de alimentos processados termicamente

– Princípios de alimentos acidificados

– Princípios de processo térmico

– Princípios de sanificação na indústria de alimentos

– Manuseio de recipientes de alimentos

– Registros e manutenção de registros

– Equipamento, instrumentação e operação em sistema de processo térmico

– Autoclaves: fixa com sob pressão de vapor e com sobre-pressão (spray, cascata, ar/vapor); hidrostáticas; agitada contínua, agitada descontínua.

– Processamento Asséptico;

– Avaliação do fechamento de embalagens: recravadas metálicas e plásticas, de vidro, flexíveis e semirrígidas.

As aulas serão ministradas em português e seguirão o conteúdo do livro que será fornecido a cada aluno, publicado em inglês. Não serão fornecidas cópias dos slides do curso.

O evento é voltado a profissionais atuantes na área de processamento de alimentos, de indústrias processadoras de alimentos que exportam produtos de baixa acidez ou acidificados ao mercado norte-americano. As inscrições vão até o dia 29 de abril (clique aqui) e custam R$ 3.920. Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (19) 3743-1759. O curso será ministrado na sede do Ital em Campinas, no endereço: Avenida Brasil, 2880 – Jardim Chapadão – Campinas