Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Evento

Curso sobre técnicas de conservação de espécimes biológicos na FMVZ/USP

O evento tem como público-alvo alunos de pós-graduação, egressos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e de áreas afins

Curso sobre técnicas de conservação de espécimes biológicos na FMVZ/USP

Estão abertas as inscrições para o curso Princípios e Técnicas da plastinação. O evento tem como público-alvo alunos de pós-graduação, egressos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e de áreas afins. O objetivo é introduzir os princípios básicos e as técnicas mais relevantes de plastinação de espécimes biológicos.

O curso acontece de 8 a 11 de julho, das 8 às 18 horas, no Anfiteatro Altino Antunes da FMVZ USP que fica na Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87, Cidade Universitária, São Paulo/Capital. 

As inscrições custam R$ 200,00 e devem ser feitas por meio do formulário disponível aqui. O boleto será enviado ao e-mail cadastrado, após a inscrição.

Confira a programação aqui.

A técnica

Plastinação é a técnica de preservação dos exemplares biológicos que evita o contato constante destes com reagentes conservantes tóxicos, como o formaldeído,o que aumenta significativamente a durabilidade das peças, não necessita condições especiais para seu armazenamento e é extremamente útil para as atividades educativas em anatomia.

Segundo o professor José Roberto Kfouri do Departamento de Cirurgia (VCI) da FMVZ USP, coordenador do evento, a implementação dessa técnica  introduz uma gama de novas possibilidades para atividades de ensino, pesquisa e divulgação científica no Brasil na área de anatomia humana, animal, além de áreas correlatas. “Dessa forma, a promoção de ações que estimulem e viabilizem a capacitação de pessoas, assim como a apropriação e o desenvolvimento desta tecnologia no Brasil, trarão certamente avanços importantes aos diferentes setores que necessitam da preservação de tecido/material biológico em suas atividades meio ou fim”, destacou.

A atividade é realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Anatomia dos animais Domésticos e Silvestres em parceria com o Museu de Ciências da Vida (UFES) e a University of Toledo (Ohaio/EUA).

Mais informações pelo [email protected].