Cooperativa

Dália abaterá primeiro lote de frangos alojados em condomínio de associados

Nesta terça-feira (16), um dia após aniversário da cooperativa, frigorífico iniciará o abate do prmiero lote

Dália abaterá primeiro lote de frangos alojados em condomínio de associados

O lote provém do Condomínio Avícola Vespasiano Corrêa, inaugurado no início do mês de março

A cooperativa Dália Alimentos completa 73 anos de fundação nesta segunda-feira (15) e amanhã (16) deve celebrar mais um marco histórico: o abate do primeiro abate de frangos criados em condomínios próprios e que fazem parte do Programa Frango de Corte da Dália Alimentos. O lote provém do Condomínio Avícola Vespasiano Corrêa, inaugurado no início do mês de março, e que recebeu os primeiros pintinhos no início de maio.

Em todos os condomínios, o protocolo é o mesmo: os frangos são alojados com um dia e abatidos com 42 dias de vida. No núcleo de Vespasiano Corrêa serão aproximadamente 15 mil frangos/dia, no período de 16 a 19 de junho, com a estimativa de abate de 58,2 mil aves, já contabilizando as perdas no processo de engorda.

Conforme o técnico responsável da Dália Alimentos, Diego Aguiar, o condomínio respondeu bem ao desenvolvimento dos animais, registrando índices zootécnicos satisfatórios, baixa taxa de mortalidade e de aves descartadas. “Quando se trata de um novo projeto, muitos desafios são esperados, assim como empecilhos ao êxito pleno. Tivemos que capacitar a equipe que está trabalhando em cada granja, já que não tinha experiência com a atividade, além de assimilar as técnicas de manuseio dos equipamentos, todos com alto padrão tecnológico, além de alinhar o trabalho entre a equipe, cooperativa e sócios do condomínio. Mas, nestes dias de confinamento, tudo ocorreu conforme o cronograma planejado e logo os primeiros frangos serão abatidos”.

Tratando-se de Condomínios Avícola, nas duas próximas semanas serão povoados os condomínios Anta Gorda e, posteriormente, Venâncio Aires. Também já possuem aves para engorda alojadas as granjas Encantado e Mato Leitão. Estão em obras os núcleos Encantado (São Luis), Cruzeiro do Sul, Marques de Souza e Relvado.

Seis meses após a inauguração do Complexo Avícola, onde está localizado o frigorífico de aves, em Arroio do Meio, mais um marco histórico para a Dália – e na semana do aniversário de 73 anos de fundação. “Gradativamente vamos alojando os núcleos, observando o funcionamento de cada um dos nove condomínios e acompanhando essa nova modalidade a que a Dália aderiu neste ano de 2020, o frango de corte. Queremos diversificar nosso mix de produtos, assegurando a qualidade da marca Dália, já incutida na proteína suína e no leite, agora também na carne de frango”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Dália Alimentos, Gilberto Antônio Piccinini.

O prefeito de Vespasiano Corrêa, Marcelo Portaluppi, disse que se trata de um momento de euforia para o município pelo fato de ser o primeiro condomínio a alojar os frangos e estes abatidos na planta industrial em Palmas, cidade de Arroio do Meio. “Empreender é o desejo de muitos, contudo, um desafio somente a aqueles que tem coragem de criar postos de trabalho e gerar oportunidades de renda aos produtores. O nosso desejo é de que todos os que fazem parte deste sistema sirvam de exemplo para o agronegócio da região”.

Portaluppi complementou dizendo que o condomínio representa crescimento econômico sustentável e geração de valor adicionado que converterá futuramente em retorno de ICMS ao município. “Embora as projeções para cálculo de repasse de ICMS sejam de anos anteriores, acreditamos que em 2022 teremos um incremento significativo na receita do ICMS mensal, além das perspectivas de crescimento econômico que permeia em torno deste e de outros empreendimentos, todos alavancados com o apoio do Poder Executivo de Vespasiano Corrêa”, pontua prefeito.