Mercado

Dália Alimentos conquista licença para instalação de caldeira na unidade frigorífica de frangos

Com equipamento moderno, que utilizará cavaco e não lenha como combustível, cooperativa abaterá 70 mil animais/dia

DCIM100MEDIADJI_0029.JPG

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) emitiu à Cooperativa Dália Alimentos Licença Prévia e de Alteração para Instalação (LPIA) para a instalação de uma segunda caldeira na unidade frigorífica de frangos, localizada em Palmas, no município de Arroio do Meio.

A licença foi confirmada no dia 28 de junho, pela presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann, durante videoconferência com o secretário de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, o presidente executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, e o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender.

A Dália Alimentos deu início ao processo de licença junto à Fepam em dezembro de 2020. Após o envio de toda a documentação e complementações que envolveu a química industrial, Graziela C.C. Botega, a engenheira ambiental, Andrieta Anater Werner, o gerente da Divisão Frango de Corte, Eduardo Koefender e a gerente da Divisão Controle de Qualidade, Ivane Giacobbo, em junho foi autorizada a implantação.

Marjorie destacou a agilidade da fundação ao analisar a licença em um espaço de tempo menor do que o habitual, para que a empresa não perdesse o prazo do financiamento que permitirá a instalação da nova caldeira. “Nós usamos o bom senso, buscamos o alinhamento das equipes técnicas e fizemos uma licença completa, que se sustenta e cumpre todos os requisitos ambientais, com a rapidez necessária para que a região e o Estado não perdessem este importante investimento da Dália Alimentos”, ressaltou.

Para o secretário Viana, a entrega da licença para a Dália Alimentos é mais um exemplo da postura adotada pelo Governo do Estado para dialogar e construir soluções que estimulem a economia, protegendo o meio ambiente. “Buscamos a confiança dos empreendedores, com pessoas competentes e que se dedicam ao serviço público para que possamos continuar trabalhando juntos para o Estado crescer”.

Conforme Freitas, os recursos para a aquisição da nova caldeira são provenientes de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Plano Safra 2020/2021, e a liberação do valor estava condicionada à apresentação do licenciamento ambiental. “A licença permitirá adquirir essa caldeira, que representará um aumento na capacidade de geração de vapor e, consequentemente, aumento o abate para 70 mil frangos por dia e, no futuro, 140 mil. Para nós, é uma alegria saber que o governo se preocupa em atender as nossas demandas, para que o Estado siga gerando emprego, renda e negócios”, disse.

A caldeira a ser implementada na unidade, bem como seus componentes, e será a primeira na Dália Alimentos a utilizar cavaco como combustível e não lenha, ponto positivo para a preservação ambiental.