AveSui
AveSui Inside Cooperativas Agroindústrias Bem - Estar Animal América Latina Comentário Avícola Economia Empresas Exportação Eventos e Cursos Genética Geral Insumos Manejo Meio Ambiente Mercado Externo Mercado Interno Nutrição Ovos Piscicultura Pesquisa e Desenvolvimento Processamento de Carne Sanidade Sustentabilidade Saúde Animal Tecnologia Revista Todos os Vídeos TV Gessulli no YouTube Edições Revista Digital Anuncie
Investimento

Dália Alimentos inaugura matrizeiro ASA em comemoração aos 75 anos

O Matrizeiro ASA contempla um dos programas de produção mais inovadoras da Dália Alimentos: o Programa Frango de Corte

Redação AI, com informação Dália
11-Nov-2021 09:20

A programação alusiva ao 75º aniversário da Cooperativa Dália Alimentos teve como primeiro grande evento a inauguração do Matrizeiro ASA – América Sociedade Avícola, na localidade de Monte Alegre, na ERS-244, município de Vale Verde. O evento realizado ontem (10/11) marca o início das festividades que ocorrerão até junho de 2022. 

A granja iniciou as operações em junho de 2020 e agora, com 100% da capacidade instalada e em produção, foi inaugurada seguindo aos protocolos sanitários devido à pandemia. O Matrizeiro ASA contempla um dos programas de produção mais inovadoras da Dália Alimentos: o Programa Frango de Corte.

O Matrizeiro ASA contempla núcleos de recria de aves e de produção de ovos férteis, estruturado em uma área com barreiras sanitárias que garantem a biosseguridade de todas as dependências e processos. A granja dispõe de moderna tecnologia, com sistemas automatizados de pesagem, distribuição de ração e com climatização para assegurar o bem-estar animal.

A coleta dos 1.350.000 ovos mensais é manual, porém todos os ninhos são automatizados, assim como o transporte por meio de esteiras, com equipamentos que garantem que todos os processos internos ocorram dentro do prazo estipulado, avalizando o padrão das atividades e do controle sanitário. Selecionados, os ovos são destinados ao Incubatório, em Mato Leitão, segunda etapa do Programa, de onde saem os pintinhos com um dia de vida para serem terminados nos nove condomínios de produção, que constituem a terceira etapa da cadeia produtiva. A fase final ocorre no Frigorífico, para o abate e produção dos cortes destinados à comercialização, em Palmas, cidade de Arroio do Meio.

O Matrizeiro é de propriedade de um grupo de 37 funcionários da Dália Alimentos, cuja cooperativa também possui uma cota no empreendimento. Em 25 de junho de 2020 foi alojado o primeiro lote no núcleo de recria, cujas aves permanecem pelo período de 22 semanas e, posteriormente, são transferidas ao núcleo de produção, onde são alojadas durante 44 semanas. “Temos muito a comemorar, pois o Programa Frango de Corte dispõe de excelente tecnologia em todas as suas etapas e, assim como as granjas de produção leiteira, tem servido como modelo de arranjo produtivo para as pequenas propriedades rurais viabilizarem suas atividades”, comenta o presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas.

Na visão de Freitas, uma porcentagem baixa de empresas se mantém atuante e em constante crescimento ao longo dos anos. “Próximo dos 75 anos, a Dália Alimentos, que atua sob o prisma ético de operar de acordo com a legislação, é uma cooperativa que busca por novidades e sistemas de produção, com o objetivo de assegurar a eficiência e a rentabilidade. Estamos festejando o crescimento de uma empresa socialmente responsável, que promove o desenvolvimento econômico e social de todos os que dela fazem parte”, finaliza o executivo.

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência de navegação, para medir o tráfego, e para fins de marketing. Para mais informações, por favor visite nossa política de privacidade. Política de Privacidade