Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Comentário

De volta... - por Odacir Klein

Colaborador volta a escrever artigos para nossos portais após o período das eleições. Confira.

De volta... - por Odacir Klein

Em meu artigo publicado ao final de julho comuniquei que deixaria de escrever durante o período de campanha eleitoral, pois nela estava envolvido, participando de debates e eventos e não pretendia macular linhas editoriais isentas como as de Avicultura e Suinocultura Industrial.
Retorno, agora, à redação de artigo mensal.
Entendo, neste momento, que a principal atividade que desempenharei com reflexos na produção e no mercado de proteínas animais será – através da Klein & Associados – promover o 7º Fórum Nacional do Milho.
Como de costume, o mesmo ocorrerá na tarde correspondente ao dia da abertura da Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS.
No próximo ano, a data será 09 de março.
Como sempre, passaremos a estimular a interação de todos os elos da cadeia produtiva do milho para que possamos discutir os assuntos de interesse da mesma com profundidade e conhecimento de causa, para, posteriormente, editarmos um documento sob a forma de revista.
Quem retomar a leitura da que foi editada relativamente ao 6º Fórum Nacional do Milho constatará que, embora os esforços para que tenhamos programas sólidos, garantindo produção e movimentação de safra, as visões são normalmente imediatistas.
As manifestações que recebemos foram preponderantemente das áreas consumidoras de milho, que, no ano anterior – 2013 – tiveram dificuldades para aquisição do produto.
Os produtores, que poucos meses depois passavam por período de preços abaixo do mínimo legalmente previsto, não opinaram, quando do Fórum ou da edição da revista, pois, naquele momento, passavam por período de calmaria. Isto demonstra que em mercado as circunstâncias modificam os preços com rapidez, o que torna cada vez mais necessário forte planejamento e garantia de políticas resultantes da ampla interação entre as áreas pública e privada.
Até março retornaremos, algumas vezes, ao assunto.