De volta... - por Odacir Klein
Em meu artigo publicado ao final de julho comuniquei que deixaria de escrever durante o período de campanha eleitoral, pois nela estava envolvido, participando de debates e eventos e não pretendia macular linhas editoriais isentas como as de Avicultura e Suinocultura Industrial.
Retorno, agora, à redação de artigo mensal.
Entendo, neste momento, que a principal atividade que desempenharei com reflexos na produção e no mercado de proteínas animais será - através da Klein & Associados - promover o 7º Fórum Nacional do Milho.
Como de costume, o mesmo ocorrerá na tarde correspondente ao dia da abertura da Expodireto/Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS.
No próximo ano, a data será 09 de março.
Como sempre, passaremos a estimular a interação de todos os elos da cadeia produtiva do milho para que possamos discutir os assuntos de interesse da mesma com profundidade e conhecimento de causa, para, posteriormente, editarmos um documento sob a forma de revista.
Quem retomar a leitura da que foi editada relativamente ao 6º Fórum Nacional do Milho constatará que, embora os esforços para que tenhamos programas sólidos, garantindo produção e movimentação de safra, as visões são normalmente imediatistas.
As manifestações que recebemos foram preponderantemente das áreas consumidoras de milho, que, no ano anterior – 2013 – tiveram dificuldades para aquisição do produto.
Os produtores, que poucos meses depois passavam por período de preços abaixo do mínimo legalmente previsto, não opinaram, quando do Fórum ou da edição da revista, pois, naquele momento, passavam por período de calmaria. Isto demonstra que em mercado as circunstâncias modificam os preços com rapidez, o que torna cada vez mais necessário forte planejamento e garantia de políticas resultantes da ampla interação entre as áreas pública e privada.
Até março retornaremos, algumas vezes, ao assunto.
Assuntos do Momento

Fornecimento de ovos diminui na Polônia com crise da influenza aviária na UE
Cerca de 5 milhões de aves já foram abatidas na Polônia, o maior produtor de aves da União Europeia, mostraram os dados da inspetoria veterinária local.

Cobb destaca importância dos ângulos de viragem para melhor eclodibilidade e qualidade do pintinho
Por Scott Jordan, especialista em Incubação e Serviços Técnicos da Cobb-Vantress

Katayama Alimentos investirá R$ 15 milhões em 2021
A indústria avícola teve incremento de 40% em seu faturamento de 2020 e anuncia para este ano um aumento do plantel de aves e aposta nas exportações para Ásia e Oriente Médio

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%
A estimativa do Ministério da Agricultura indica que o Valor Bruto da Produção na pecuária crescerá 5,1% neste ano, puxado por setores como frango, carne bovina e leite

Preço médio dos ovos em fevereiro é o maior da série
As cotações elevadas estão atreladas à menor oferta, principalmente de ovos maiores, uma vez que o setor intensificou os descartes das poedeiras mais velhas.

Avicultura de MT renova seguro contra influenza aviária e doença de newcastle
Ao todo 300 milhões de aves para corte e 10,5 milhões de aves de postura foram asseguradas contra eventuais ocorrências das duas doenças