Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Segurança Alimentar

Dedos de borracha e a segurança alimentar

Empresas que fabricam este produto devem atender a exigências como, por exemplo, não utilizar material reciclado 

Dedos de borracha e a segurança alimentar

EmpresasO abate das aves é estabelecido conforme Regulamento de Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal e no Regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves. Dentro do ciclo de abate, encontra-se a depenagem que se trata da retirada das penas através de um rolo que possuí dedos de borracha que servem para evitar machucar a carcaça.

No Brasil, os fabricantes de dedos de borracha precisam atender algumas normas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), das quais diz respeito a qualidade do produto para que não interfira na segurança alimentar. “O dedo de borracha é acoplado em um disco com alta rotação para tirar as penas. Com o tempo de uso, o dedo vai se desgastando, até chegar o ponto de trocar”, explica Luiz Antônio Racelli, diretor da Prosperidade, fabricante deste produto.

Segundo o empreendedor, a maior questão está no reaproveitamento deste produto já desgastado, que pode prejudicar o produto. “Por questão de preço, algumas indústrias acabam por comprar um produto vindo de borracha reciclada. Comprar o que é mais barato pode prejudicar o produto. É uma falta de respeito com o consumidor final”, explica.

Racelli enfatiza que o mais seguro é trabalhar com produtos novos, peças que atendam os quesitos de segurança, certificadas.  “Em 2015, a Anvisa lançou uma norma mencionando o látex entre os produtos que causam alergia. Além disso, existe uma norma de 2001 que proíbe terminantemente o uso de borracha reciclada em dedo de borracha para depenar frango. Porém, algumas empresas ainda teimam em utilizar. A Prosperidade se diferencia nisso, desenvolvendo peças que atendam todas as normas de forma que traga ao mercado os benefícios da segurança”, diz.

Em 1996, a Prosperidade recebeu a primeira certificação a nível internacional por corresponder as normas do USDA, além de também possuir a certificação da Anvisa. No ano passado, a regulamentação americana foi reformulada e recentemente a empresa também recebeu o certificado por corresponder às atualizações. “Nos adequamos as normas mais modernas que existem e nos certificamos em nível internacional de que estamos de acordo com as normas mais recentes. Somos os primeiros na América Latina a receber essa certificação. Somos habilitados por fazer os dedos sem nenhum tipo de látex ou derivado, nem borracha reciclada. Oferecemos ao mercado o que há de mais avançado no mundo”, enfatiza.