Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Dekalb lança sementes de milho híbrido para a indústria de ração

Os híbridos Dekalb apresentam maior teor de óleo e proteínas, proporcionando mais qualidade na produção de rações para aves e suínos.

Da Redação 12/08/2002 – A Dekalb está lançando para a safra 2002/2003 sementes de milho híbrido para as indústrias de ração, uma tecnologia de grande interesse para a agroindústria. Esta tecnologia foi desenvolvida pela Renessen, empresa americana voltada à pesquisa e ao desenvolvimento de grãos de qualidade e alto valor nutricional para a alimentação animal.

Os híbridos Dekalb, com a tecnologia Renessen, mudam os conceitos de produção, uma vez que apresentam maior teor de óleo e proteínas, proporcionando mais qualidade na produção de rações para aves e suínos. Esta tecnologia vem sendo desenvolvida nos Estados Unidos há mais de 10 anos. “No Brasil, estes são os primeiros híbridos de uma linha voltada exclusivamente para a alimentação animal”, informa Gabriela Burian, gerente de Marketing Renessen.

A utilização dos híbridos Dekalb com a tecnologia Renessen pode diminuir a necessidade de as empresas processadoras de aves e suínos acrescentarem óleo à ração, o que representa uma dupla vantagem. Uma delas é econômica: diminuir a necessidade de se acrescentar óleo à ração representa ganhos para toda a cadeia produtiva. Outra vantagem é que o óleo utilizado neste segmento protéico às vezes é de origem animal, restringindo a exportação da carne para países árabes, que proíbem o acréscimo deste tipo de óleo nas rações.

Os híbridos Dekalb com a tecnologia Renessen que estão sendo lançados neste ano são o DKB 200 e o DKB 900.

O DKB 200 apresenta excelente qualidade de grãos, que são semiduros amarelo-alaranjados de alta concentração de nutrientes. Por apresentar alto potencial produtivo, é recomendado para áreas de alta tecnologia e manejos adequados à cultura. Apresenta excelente empalhamento e sanidade de colmo.

O DKB 900 é um híbrido diferenciado porque possui grãos duros e alaranjados com alto teor de óleo e proteínas. Apresenta excelentes características agronômicas, destacando-se a qualidade de colmo e arquitetura foliar, permitindo plantios com altas populações e espaçamento reduzido.

Comercialização

Um diferencial dos híbridos Dekalb com a tecnologia Renessen é a comercialização garantida da produção final, neste caso as indústrias processadoras de carnes de aves e suínos. O processo funciona da seguinte forma: a indústria define sua demanda de grãos e informa a Renessen. A Renessen, encaminha à Dekalb, que atende essa demanda em sementes para atender o volume. Nessa região, os agricultores que fornecem milho às empresas têm a possibilidade de plantar este grão diferenciado. “Neste novo sistema, com a venda garantida, a produção do milho fica mais atraente, informa Gabriela”.

Inovação

A Dekalb é a marca mundial da inovação por vários motivos: são 90 anos investindo em pesquisa e desenvolvimento de híbridos de milho e sorgo. Ela é líder mundial em biotecnologia de sementes, possui o maior banco de germoplasma tropical do mundo, foi a primeira empresa a instalar um laboratório molecular no Brasil e tem a maior unidade de beneficiamento e conservação de sementes da América Latina. Além disso, investiu mais de US$ 60 milhões na modernizaçào de seu parque industrial.

Todos esses diferenciais vêm gerando soluções inovadoras no campo, como o Programa Dekalb Multiplantio: um mix específico de sementes direcionado para as condiçes de solo, clima, manejo de adubação, finalidade de uso e diferentes épocas de plantio.

Outras informações no 0800-156399, da Dekalb.