Departamento de Justiça dos EUA discute com Cargill e Continental Grain sobre concessões para compra da Sanderson Farms
As discussões com o governo envolvem a forma como os criadores de frango e os trabalhadores das fábricas são pagos, disseram as fontes
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está discutindo com a Cargill e a Continental Grain possíveis concessões que as empresas poderiam fazer para concluir a aquisição da processadora de frango Sanderson Farms, segundo pessoas a par do assunto.
As discussões com o governo envolvem a forma como os criadores de frango e os trabalhadores das fábricas são pagos, disseram as fontes. A gigante do agronegócio Cargill e a Continental, uma empresa de investimentos agrícolas, concordaram em agosto de 2021 em adquirir a Sanderson por US$ 4,5 bilhões.
Uma possível concessão em discussão é que os criadores não seriam mais pagos de acordo com o chamado sistema de torneios. Sob esse sistema, as empresas de frango comparam o desempenho dos criadores para determinar quanto eles ganham. O sistema de torneio é usado por muitas grandes empresas de frango dos EUA para pagar seus criadores.
As discussões ocorrem num momento em que o governo Biden, legisladores e reguladores intensificam a pressão sobre as indústrias de carnes e aves dos EUA, que são controladas por um pequeno número de grandes empresas.
O acordo proposto pela Cargill e pela Continental para a Sanderson combinaria a terceira maior empresa de frangos dos EUA com a Wayne Farms, com sede na Geórgia, uma empresa de aves controlada pela Continental.
A companhia combinada seria responsável por cerca de 15% da produção de frango dos EUA. Sob os termos do acordo proposto, Continental e Cargill dividiriam igualmente o controle da Sanderson. Clint Rivers, CEO da Wayne Farms, comandaria os negócios combinados.
Em dezembro, o Departamento de Justiça fez um pedido adicional de informações das empresas envolvidas. A Sanderson disse em junho que não esperava mais que o acordo fosse concluído no primeiro semestre deste ano.
Em maio, o Departamento de Agricultura (USDA) propôs novas regras exigindo que as empresas de aves fossem mais transparentes em relação à forma como os agricultores são pagos por meio do sistema de torneios. As regras propostas exigem que as processadoras forneçam mais informações aos criadores sobre a ração e as aves fornecidas por empresas e ofereçam contratos que garantam um certo número de frangos por ano.
Grupos que representam as processadoras, como o Conselho Nacional do Frango, reagiram. "A estrutura de remuneração baseada em desempenho é literalmente a definição de competição", disse o grupo em maio, depois que o USDA divulgou sua proposta de regras.
Caso Cargill e Continental adotem outro modelo de remuneração, isso poderia dar aos rivais uma vantagem competitiva ou levar a uma mudança mais ampla do modelo na indústria, disseram autoridades do setor.
Assuntos do Momento

TV Gessulli acompanha todas as novidades do SIAVS, que abre amanhã (09/08) em SP
No canal da Gessulli no YouTube será possível assistir a entrevistas exclusivas com especialistas, executivos de empresas e lideranças do setor agro

Confira a programação completa do SIAVS 2022
O evento abre oficialmente amanhã (09/08) em São Paulo (SP) com palestra do ministro da Economia, Paulo Guedes, e presença do presidente da República

Presidente da República participa da abertura do SIAVS 2022 na terça-feira (09), em SP
Credenciamento de imprensa tem prazo até segunda-feira (08), às 18h

Ministro da Agricultura da República Dominicana destaca tendência de queda no preço do frango
Escassez de carne de frango se deve à crise suína e ao início do verão no país

Com trajetória da Globoaves em sua capa, Avicultura Industrial estará no SIAVS 2022
A revista Avicultura Industrial estará disponível no estande da Globoaves durante o evento em SP, assim como de outros parceiros da edição

Índice de Preços da Carne cai em julho
Por outro lado, os preços internacionais da carne de aves atingiram um recorde histórico