Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Deputada teme que gripe aviária afete a Copa do Mundo

Devido aos crescentes casos da doença na Alemanha, o evento poderia ser cancelado em caso de pandemia.

Redação AI (20/02/06)- Barbel Hohn, presidente do Comitê de Agricultura do Parlamento alemão, lançou um alerta nesta terça-feira sobre a possibilidade da gripe aviária afetar a Copa do Mundo. Segundo o site “BBC Brasil”, a deputada disse que o torneio pode até mesmo ser cancelado em caso de uma pandemia, já que grandes aglomerações são propícias à propagação de vírus e doenças.

O aviso de Hohn partiu depois dos primeiros sintomas da doença no extremo norte do país, trazida por gansos selvagens. O alemão Klaus Stohr, coordenador do programa de combate a pandemias da Organização Mundial de Saúde (OMS), disse que não há exagero nas palavras da deputada.

– Se tivermos uma pandemia na época da Copa o governo vai ter que pensar muito bem no que fazer – disse ele, ressaltando porém que a Alemanha está bem preparada para controlar uma eventual pandemia.

A gripe aviária é uma infecção causada pelo vírus H5N1 da influenza aviária. Estes vírus ocorrem naturalmente entre aves selvagens, as quais habitualmente não adoecem. Podem, contudo causar doença em algumas aves domésticas, como galinhas, patos e perus.

Em 2003 a OMS registrou casos de infecção de pessoas na Ásia. Nos últimos meses ela se espalhou para Rússia, África e Europa e já matou pelo menos 90 pessoas.