Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

TvGessulli

DESTAQUES - Ainda o suposto caso de coronavírus em asas de frango; e melhora os custos do suinocultor

Um resumo dos principais acontecimentos nos portais da Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial

DESTAQUES - Ainda o suposto caso de coronavírus em asas de frango; e melhora os custos do suinocultor

A suposta presença do novo coronavírus em asas de frango congeladas da Aurora importadas pela China rendeu novos capítulos nessa semana. Apesar de o país não ter suspendido as importações da unidade que teria enviado o produto contaminado, a revelação levou Hong Kong e as Filipinas a suspenderem as importações de frango da cooperativa brasileira. Nesta semana, contudo, a Aurora decidiu voluntariamente suspender as exportações de carnes de aves para a China de sua unidade de Xaxim (SC).

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou nota apoiando a medida tomada pela Cooperativa, para que sejam feitos os devidos esclarecimentos, após a divulgação feita por autoridades municipais de Shenzhen. Para a Associação, a suspensão dos embarques, tanto Brasil quanto China poderão realizar suas investigações com mais tranquilidade.

Ainda nesta semana, a pedido do Brasil, a Organização Mundial do Comércio (OMC) suspendeu até 12 de setembro uma investigação envolvendo denúncia do país contra a Indonésia sobre exportação de carne de frango para aquele mercado asiático. O resultado da disputa estava perto de ser anunciado oficialmente. Mas, segundo fontes, o Brasil preferiu dar um freio no contencioso e buscar mais uma vez um entendimento bilateral que poderia dar resultados mais imediatos.

O setor agropecuário abriu mais de 86,2 mil postos de trabalho de janeiro a julho deste ano, segundo a análise feita pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).  A agropecuária seguiu liderando a geração de novas vagas de trabalho em 2020 depois de ser o único setor de atividade econômica a abrir vagas no primeiro semestre do ano, com 62.663 mil no acumulado dos primeiros seis meses. Segundo o levantamento, em julho o setor apresenta novo saldo positivo com a abertura de mais 23 mil vagas. Criação de aves e suínos estão entre os segmentos que mais contribuíram para esse resultado.

E os preços recordes do suíno vivo ampliam poder de compra do suinocultor. De acordo com o Cepea, mesmo diante da forte alta nos valores dos principais insumos de alimentação da suinocultura, milho e farelo de soja, os preços do animal vivo elevaram o poder de compra dos produtores consultados em agosto, o que, inclusive, supera o verificado no mesmo mês de 2019.

Entre 07 e 20 de agosto, foram notificados à Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) 284 novos surtos de Peste Suína Africana (PSA). O total de surtos em andamento em todo o mundo é agora de 7.130,  incluindo 3.674 surtos na Romênia e 1.472 surtos no Vietnã. No relatório anterior, 210 haviam sidos notificados como novos, enquanto 7.176 surtos estavam em andamento.