Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Tv Gessulli

DESTAQUES: Cresce abates e produção de ovos no segundo trimestre

Toda semana os portais Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial resumem as principais notícias da semana

DESTAQUES: Cresce abates e produção de ovos no segundo trimestre

O IBGE divulgou nesta semana os primeiros resultados da pesquisa de produção de ovos e de abates do segundo trimestre. O levantamento mostra que foram abatidos 1,43 bilhão de cabeças de frangos, uma queda de 1,5% em relação ao trimestre anterior, e aumento de 3,6% na comparação com o mesmo período de 2018. No caso do suíno foram abatidas 11,39 milhões de cabeças representando aumentos de 0,7% em relação ao trimestre anterior e de 5,1% na comparação com o mesmo período de 2018. E a produção de ovos também cresceu no segundo trimestre. Segundo o levantamento, a produção de ovos de galinha foi de 930,93 milhões de dúzias no 2º trimestre. O resultado representou incrementos de 2,0% em relação ao 1° trimestre e de 5,8% em comparação à produção do mesmo trimestre do ano anterior.

Nas duas primeiras semanas do mês de agosto, as exportações de carne de frango somaram 16,4 mil toneladas embarcadas. O período de sete dias úteis registrou uma média diária de 16,9 mil toneladas, 9,1% maior que a média registrada para julho e 5% maior que a média registrada para agosto de 2018. Se essa média for mantida durante todo o mês o total embarcado pode superar julho e chegar a 371,8 mil toneladas remessadas ao exterior.

Já as exportações de carne suína somaram 16,4 mil toneladas embarcadas e registrou uma média diária de 2,3 mil toneladas, 9,9% menor que a média registrada para o mês de julho e 0,4% menor que a média registrada para agosto de 2018.

Enquanto o mundo se volta para o surto da Peste Suína Africana na China e seus reflexos no mercado, os países europeus começam a temer a aproximação da doença no continente.  Nesta semana, foi a vez da Sérvia reportar a ocorrência da PSA em suínos domésticos à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).  Além desse país, outros 11 tiveram casos da doença em suínos domésticos.