Destaques: Novo frigorífico de aves da Lar e preços recordes dos suínos se mantêm
Um resumo das principais notícias dos portais Avicultura Industrial e Suinocultura Industrial
A Lar Cooperativa Agroindustrial inaugurou na quarta-feira o novo frigorífico em Rolândia, no Norte do Paraná. O complexo industrial tem um abatedouro de aves com capacidade de processamento diário de 175 mil frangos, uma fábrica de rações com capacidade de produzir 19 mil toneladas/mês e uma unidade de recepção e beneficiamento de grãos com capacidade de 16,8 mil toneladas.
Na operação de arrendamento, a Lar assumiu 300 aviários envolvendo 270 produtores distribuídos em 41 municípios do entorno de Rolândia. Com esse frigorífico, a cooperativa deve atingir a marca de 700 mil aves abatidas ao dia já a partir deste mês, com expectativa de alcançar 900 mil aves abatidas ao dia em 2023. As outras unidades da Lar são em Matelândia e Cascavel.
E o IBGE divulgou o Produto Interno Bruto (PIB) na última terça-feira. A agropecuária foi o único entre os principais setores da economia que apresentou crescimento no segundo trimestre. O setor apresentou variação positiva de 0,4%.
Com exportações aquecidas, os preços do suíno seguem em alta. Segundo o Cepea, mesmo com relatos de que a procura por carne suína tenha se arrefecido no período, a oferta ajustada de animais e a demanda externa firme continuam aquecendo as vendas.
Conforme relatório da Secex, foram exportadas 87,7 mil toneladas de carne suína in natura em agosto, leve queda de 2,8% na comparação com o total de julho, mas fortes 87,5% acima do volume embarcado em agosto de 2019. Colaboradores do Cepea apontam que a expressiva demanda chinesa por carnes, especialmente bovina e suína, tem sido o principal motivo de elevação nos embarques brasileiros.
E está no ar a edição 1301 da revista Avicultura Industrial. A matéria de capa fala sobre as alternativas naturais aos aditivos antimicrobianos. A resistência a medicamentos, seja em saúde humana ou animal, é um tema cada vez mais urgente dentro do cenário global.
Assuntos do Momento

Fornecimento de ovos diminui na Polônia com crise da influenza aviária na UE
Cerca de 5 milhões de aves já foram abatidas na Polônia, o maior produtor de aves da União Europeia, mostraram os dados da inspetoria veterinária local.

Cobb destaca importância dos ângulos de viragem para melhor eclodibilidade e qualidade do pintinho
Por Scott Jordan, especialista em Incubação e Serviços Técnicos da Cobb-Vantress

Katayama Alimentos investirá R$ 15 milhões em 2021
A indústria avícola teve incremento de 40% em seu faturamento de 2020 e anuncia para este ano um aumento do plantel de aves e aposta nas exportações para Ásia e Oriente Médio

VBP do agro atinge R$ 1 tri em 2021; avicultura crescerá 22,5%
A estimativa do Ministério da Agricultura indica que o Valor Bruto da Produção na pecuária crescerá 5,1% neste ano, puxado por setores como frango, carne bovina e leite

Preço médio dos ovos em fevereiro é o maior da série
As cotações elevadas estão atreladas à menor oferta, principalmente de ovos maiores, uma vez que o setor intensificou os descartes das poedeiras mais velhas.

Avicultura de MT renova seguro contra influenza aviária e doença de newcastle
Ao todo 300 milhões de aves para corte e 10,5 milhões de aves de postura foram asseguradas contra eventuais ocorrências das duas doenças