Fonte CEPEA

Carregando cotações...

Ver cotações

Artigo

Determinação e simulação prática de perdas energéticas e produtivas do milho em unidades produtoras de ovos de codorna - por Roberto Bordin

A coturnicultura vai se inserindo na avicultura industrial, com o desenvolvimento rápido de novas tecnologias de produção principalmente em nutrição destas aves.

Determinação e simulação prática de perdas energéticas e produtivas do milho em unidades produtoras de ovos de codorna - por Roberto Bordin

A coturnicultura vai se inserindo na avicultura industrial, com o desenvolvimento rápido de novas tecnologias de produção principalmente em nutrição destas aves. Em criação de codornas, a alimentação representa em média 65% a 70% dos custos de produção quando fabricadas nas propriedades; neste sentindo os ingredientes utilizados na composição das rações, por exemplo o milho, devem ter atenção em sua aquisição. Estudo realizado em cinco UPOCS de São Paulo com média de alojamento para cada unidade de 120.000 codornas fala sobre “Determinação e simulação prática de perdas energéticas e produtivas do milho em unidades produtoras de ovos de codorna”.

No presente estudo observou-se a variação e a magnitude da presença de grãos avariados e impurezas em função dos resultados energéticos, produtivos e financeiros diretos, por simulação, em uma nas UPOCs do presente estudo. Avaliar de maneira rápida e objetiva a qualidade do milho que será utilizado na fabricação de rações permite determinar o potencial biológico e financeiro deste alimento na sua utilização.

Confira o artigo completo, de autoria do Prof. Doutor, FIC/SP; FATEC/Unidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes (SP), Roberto Bordin, e outros. Clique aqui.